Sabe por que as calças jeans não costumam ter rebites na base do zíper?

17/06/2019 às 04:001 min de leitura

Você conhece alguém que não tenha uma calça jeans no armário? Bem, nós do Mega Curioso já falamos a respeito dessa peça em diversas ocasiões, como, por exemplo, quando contamos quando e por que ela se tornou tão popular, e quando revelamos a razão de elas terem aquele pequeno bolso em uma das laterais. Pois hoje vamos falar sobre os rebites presentes nessas calças — e a curiosa razão de eles geralmente não serem colocados na base dos zíperes.

Conforme já explicamos em um de nossos artigos sobre os jeans, eles foram criados nos EUA por um alfaiate chamado Jacob Davis por volta da segunda metade do século 19, durante a Corrida do Ouro na Califórnia. A ideia surgiu depois de esse cara perceber que os mineiros norte-americanos não venciam substituir as calças que eles vestiam para trabalhar — que se desgastavam rapidamente de tanto serem usadas, lavadas, usadas novamente...

Reforço

Pois bem! De acordo com uma explicação que Jessica Orek deu ao pessoal do TED, Davis desenvolveu um modelo no qual ele aplicou rebites de metal para reforçar pontos estratégicos, isto é, as partes mais vulneráveis e que se rasgavam com mais frequência, como os cantos dos bolsos e a base do zíper.

Só que o rebite que ficava próximo à virilha acabou sendo removido depois que vários mineiros — que eram avessos ao uso de cuecas! — reclamaram a Davis que a pecinha de metal esquentava rapidamente quando eles se agachavam próximo de fogueiras e queimava seus... passarinhos soltos, o que podia ser doloroso.

O alfaiate atendeu ao pedido e fez a modificação — e a peça continuou passando por atualizações desde então e até hoje é reinventada pelo pessoal da moda. E se você está se perguntando onde é que Levi Strauss entrou nessa história, ele era fornecedor tecidos de Davis, e se tornou sócio do alfaiate quando ele precisou de dinheiro para patentear e iniciar a produção em massa das populares calças rebitadas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: