Tapete gigante da Santa Ceia entra para livro brasileiro de recordes

27/07/2017 às 07:062 min de leitura

O artista plástico Fabrício Souza Santos entra novamente para o RankBrasil, desta vez com o maior tapete da Santa Ceia feito com areia colorida. A obra mede 14,7 m de comprimento por 9,3 m de largura e foi feita no pátio da Paróquia do Bom Pastor, em Manhuaçu (MG), para a celebração do Corpus Christi, em 2017.  

Fabrício começou o desenho às 15h do dia 14 de junho, concluindo às 18h do mesmo dia. A partir das 18h30, ele deu início ao preenchimento dos espaços desenhados, finalizando às 2h30 da madrugada do feriado do dia 15, data do evento. O mineiro teve o apoio de 28 pessoas, entre equipe de mistura da areia para coloração, de preenchimento da areia e de captura de imagens.

A ideia de fazer um tapete gigante da Santa Ceia veio através de um convite dos grupos de Ministros da Eucaristia das Comunidades Imaculada Conceição (Coqueiro) e Sagrado Coração de Jesus (Catuaí), da Paróquia do Bom Pastor, já que o recordista é conhecido na cidade como artista plástico especialista em arte sacra. “Fiquei responsável pelo projeto, escolha do desenho e coordenação dos trabalhos”, conta.

Artista posa em frente à sua obra

Desafios e dificuldades

Entre as dificuldades para a produção, Fabrício destaca a dificuldade para desenhar o tapete de forma precisa, definir as tonalidades de cores e os locais para o preenchimento da areia, além das baixas temperaturas por causa do inverno e da iluminação insuficiente durante a madrugada. O artista também relatou dores musculares por causa das posições necessárias entre agachado, deitado, sentado e de joelhos.

Segundo o recordista, o empenho foi compensado ao ver a obra concluída. “Foi uma sensação mágica de ver um trabalho tão belo e grandioso, mas ao mesmo tempo uma frustração de saber que duraria somente um dia. Que a lembrança daquele momento seja eternizada em nossas vidas no ano do jubileu de prata da Paróquia do Bom Pastor”, relembra. 

Para produzir o tapete gigante da Santa Ceia, foi necessário cerca de um caminhão de areia. A equipe utilizou latas de 18 litros para medida da areia e, para atingir a coloração almejada, gastava-se em média de uma a duas caixas de xadrez em pó para colorir.

Período noturno trouxe algumas dificuldades

Outros recordes

Fabrício possui outro recorde junto ao RankBrasil, com a maior imagem santa em tela de tecido, com 10 m de altura e 4 m de largura. A obra foi pintada com a técnica mista de óleo e acrílica e traz a Nossa Senhora do Rosário com face, manto e terço segurando uma criança.

O artista também participou da coordenação das pinturas em grafite do Estádio de Futebol Juscelino Kubitschek de Manhuaçu. “Estou preparando um projeto futuro de pintura gigantesca para este muro”, revela.  

Atualmente, ele é proprietário do Gotland Instituto Cultural de Educação e Artes de Manhuaçu e continua com trabalhos de pinturas sacras nas igrejas da região e na confecção de quadros a óleo sobre tela da via-sacra. Ainda é professor de oficinas de artes dos projetos sociais da Fundação Manhuaçuense de Promoção Humana.

Fabrício trabalhando em seu primeiro recorde junto ao RankBrasil

*Via assessoria

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: