Em países com equidade de gênero, mulheres são mais inteligentes

02/08/2017 às 03:152 min de leitura

A Ciência é realmente curiosa e surpreendente. Um novo estudo, publicado pela Psychological Science, revela que a capacidade intelectual e cognitiva das mulheres tem relação direta com o ambiente onde vivem, e, se esse ambiente promove equidade de gênero, as moças saem ganhando em relação aos rapazes.

A equidade de gênero nada mais é do que a prática de direitos iguais para homens e mulheres, e alguns países mais desenvolvidos já colocam isso em prática há algum tempo, felizmente.

O estudo, que foi conduzido pela Universidade de Dauphine, em Paris, revelou que as mulheres que vivem em ambientes mais igualitários chegam à meia-idade com melhores capacidades intelectuais do que os homens.

Cof, cof

Para chegarem a essa conclusão, os pesquisadores analisaram dados sobre o desempenho cognitivo de homens e mulheres com idades entre 50 e 93 anos, em um total de 27 países.

Muitos dos testes envolveram atividades para avaliar quesitos relacionados à memória, como quando os participantes recebiam uma lista de 10 palavras, liam todas elas e, em seguida, precisavam repeti-las na ordem inicial – o exercício era feito novamente após alguns minutos.

Os participantes também falaram sobre como percebem as questões de gênero em seus países de origem, dizendo se os homens tinham mais direitos que as mulheres ou se tinham direitos iguais. Essas respostas foram muito diferentes entre indivíduos de países distintos; em países como a Suécia, as mulheres tiveram um desempenho intelectual muito maior do que o dos homens – o contrário foi observado entre as mulheres de Gana, cujos desempenhos foram muito baixos.

Ou seja...

Ao avaliar todas as respostas, os pesquisadores descobriram a correlação entre o desempenho cognitivo das mulheres e a equidade de gênero no país de onde elas vinham. Em regiões onde mulheres ainda são educadas para serem submissas, tradicionais e focadas em criar uma família, com pouco acesso à educação, o desempenho intelectual foi o pior.

No caso dos países mais desenvolvidos em termos de equidade de gênero, no entanto, as mulheres acima dos 50 anos apresentam capacidades cognitivas e intelectuais bastante superiores às dos homens com a mesma idade e do mesmo país.

Os pesquisadores explicam que esse estudo nos comprova que, para compreender os fatores cognitivos sobre uma pessoa, precisamos analisar também o ambiente sociocultural em que ela vive e cresceu. Ou seja: sociedades machistas prejudicam, sim, o desenvolvimento intelectual das mulheres, e não é de se espantar, portanto, que tantos homens se oponham à luta feminina por direitos iguais.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: