Os psicólogos trabalham ouvindo o problema dos outros e precisam ter uma estabilidade emocional muito grande para não deixar que isso os afete de maneira particular. Por isso, muitos possuem alguns truques para aliviar o estresse do próprio trabalho e curtir a vida sem transformar as preocupações cotidianas em grandes tormentas.

O site Health resolveu consultar três psicólogos para compreender quais são as maneiras que eles conseguem manter a felicidade durante o dia a dia. Ficou curioso? Anote aí:

1. Atenção plena

Para o psicanalista Jason Wheeler, de Nova York, é importante praticar atividades que necessitem de muita atenção. Assim, a gente movimenta o corpo e a mente sem cair no ócio. Wheeler busca na natação esse equilíbrio, mas você pode adaptar para a atividade que lhe for mais prazerosa.

Aos poucos, você vai aprender a focar sua vida na atividade que está executando. Desde as tarefas mais fáceis até as mais difíceis se tornam menos complexas quando estamos plenamente focados. A meditação pode ser uma forma de procurar o equilíbrio e aprender a livrar a mente de diversos pensamentos simultâneos e por vezes contraditórios.

Um bolo de aniversário

2. Pratique a gratidão

A gente costuma reclamar tanto da vida que se esquece de agradecer às pequenas conquistas do dia a dia. Praticar a gratidão e ficar feliz por esses momentos, mesmo que sejam mínimos, ajuda a trazermos paz de espírito para a nossa vivência.

A terapeuta Kasi Howard diz fazer uso dessa tática sempre que algum pensamento ruim aparece. Ao invés de focar as energias nos problemas e no estresse, que tal relembrar as coisas boas? Pode ser desde o fato que as roupas secaram rapidamente até uma promoção no trabalho: tudo é motivo para ser comemorado e serve para afastar a negatividade.

Bob Esponja joinha

3. Sue a camisa

A atividade física é boa para prevenir inúmeras doenças físicas, mas muita gente se esquece dos benefícios mentais dessa prática. Suar a camisa em uma corrida ou outro esporte faz com que seu corpo libere primeiramente adrenalina e depois a endorfina, o neurotransmissor da felicidade.

Altos índices de endorfina no corpo fazem a pessoa se sentir mais contente e tranquila, por isso a prática de exercícios físicos é fundamental. E você nem precisa se esforçar tanto: apenas um pouco de caminhada todos os dias já é o suficiente para você se sentir melhor consigo mesmo e levar essa sensação para todos os âmbitos de sua vida!

Bob Esponja malhando

4. Conecte-se aos outros

O humano é um ser sociável por natureza, por isso é importante se conectar cada vez mais com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, vizinhos, desconhecidos no elevador etc. A cordialidade ajuda as pessoas a evoluírem!

A psicóloga Gail Saltz ressalta a importância desse item: mesmo em casa, tente arrumar um tempinho para conversar com seus pais, seus filhos ou seu cônjuge. Pergunte como foi o dia, quais os problemas e conquistas cada um teve, compartilhem experiências!  

Bob Esponja feliz