Com a ajuda de imagens de satélite do Google Earth, um grupo de arqueólogos identificou, em uma região árida da Arábia Saudita, cerca de 400 estruturas de pedra nunca vistas antes pelos cientistas. Elas ficam no oeste do país, em uma localidade chamada Harrat Khaybar — conhecida por grandes extensões de areia, cascalho, campos de lava decorrentes de atividade vulcânica e, sobretudo, seu isolamento geográfico.

bizarro

Estudos preliminares feitos pelos arqueólogos indicam que as estruturas, chamadas de “portões”, datam de 7 mil anos atrás e diferem umas das outras. Algumas têm múltiplas paredes de pedra em forma retangular, e outras possuem somente uma parede e apresentam detalhes distintos nas beiradas.

Enquanto escavações não são feitas na região, muitas especulações vêm deixando a comunidade científica com a pulga atrás da orelha. Para David Kennedy, professor da Universidade da Austrália Ocidental e um dos responsáveis pela investigação, as intrigantes formações — que possuem entre 13 e 518 metros — surpreendem pelo fato de estarem em uma região erma e pouco acessível. “É um lugar aparentemente não muito desejado pela nossa espécie”, afirma.