7 locações de filmes famosos que você pode visitar

23/10/2017 às 12:393 min de leitura

Luz, câmera e ação! Desde 1895, ano em que foi inventado, o cinema atrai multidões, cria heróis, vilões e histórias que marcaram época e despertam a curiosidade do público em geral. Determinados títulos, inclusive, conquistaram uma verdadeira legião de fãs em todas as partes do mundo que anseiam não só conhecer aqueles que deram vida a célebres personagens, mas também visitar os locais que serviram de cenário para a composição das cenas.

Pensando nisso, a Interpoint Viagens e Turismo, agência especializada em experiências de luxo, selecionou 7 locais reais que serviram de pano de fundo para grandes produções cinematográficas e estão abertos para visitação do público. Confira as indicações:

1. O Poderoso Chefão – Savoca, Itália

Produzido em 1972 e dirigido pelo então inexperiente diretor Francis Ford Coppola, este importante clássico cinematográfico deu vida a vários personagens marcantes, como o icônico chefão da máfia Don Vito Corleone, interpretado pelo ator Marlon Brando. Na trama, quando o jovem Michael Corleone (Al Pacino) foge para a Itália, o local escolhido para a gravação das cenas foi o vilarejo de Savoca, na costa leste da Sicília. O Bar Vitelli, que no longa é retratado como o bar do pai de Apollonia (Simonetta Stefanelli), primeira esposa de Michael, continua fiel ao filme e é um dos locais mais fotografados pelos fãs e turistas.

Bar Vitelli

2. Indiana Jones e a Última Cruzada – Petra, Jordânia

Petra foi um dos locais escolhidos pela Universal Studios para a gravação deste clássico dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Harrison Ford e Sean Connery, em 1989. Embora o longa-metragem tenha sido filmado em diversas cidades ao redor do mundo, o templo de AL-Khazneh, em Petra, acabou se destacando das demais locações por ser o local escolhido para abrigar o Santo Graal, o cálice sagrado usado por Jesus Cristo na Última Ceia. O templo é aberto para visitação e atrai fãs de todas as partes do mundo.

Petra

3. O Senhor dos Anéis – Nova Zelândia

A viagem até o outro lado do globo pode até ser longa e cansativa – cerca de 22 horas –, mas a recompensa é certeira. As estonteantes paisagens da Terra-Média, o fictício mundo criado por J. R. R. Tolkien, exibidas nas telonas nas trilogias de “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, ganharam vida na Nova Zelândia. Mais de 150 locais reais do país foram usados nas gravações, e os fãs da saga podem visitar desde as verdejantes colinas de Matamata, na Ilha do Norte, onde também fica situado o vilarejo do Condado, aos irregulares picos de montanha cobertos de neve de Queenstown.

Condado

4. Grande Hotel Budapeste - Görlitz, Alemanha

Embora o título do filme, que foi indicado ao Oscar em 2015, faça alusão à capital húngara, o luxuoso cenário usado para ilustrar o Grande Hotel Budapeste vem do interior de um mercado em Görlitz, na Alemanha. O local, que foi construído em 1913 ao melhor estilo arquitetônico art nouveau, foi alugado para as filmagens e recebeu toda a caracterização necessária para emanar o clima que compõe a trama. A escadaria que abriga a recepção do hotel no filme é uma cópia exata das escadas dessa loja de departamento.

Grande Hotel Budapeste

5. Lara Croft: Tomb Raider – Siem Reap, Camboja

No primeiro filme da franquia, a heroína Lara Croft, interpretada por Angelina Jolie, em 2001, tem a missão de encontrar um precioso artefato arqueológico, e uma das cenas mais eletrizantes do longa foi filmada no complexo de ruínas de Angkor, na cidadezinha de Siem Reap, no Camboja. As filmagens foram realizadas em diversos templos – dos mais de mil edifícios sagrados construídos pelo poderoso Império Khmer entre 802 e 1220 –, mas o TaProhm é um dos que mais aparecem. Ele se destaca por estar tomado pelas árvores, que cresceram dentro e fora das ruínas.

TaProhm

6. Harry Potter – Inglaterra

O bruxinho mais famoso do cinema também não fica de fora desta lista: em Oxford, na Inglaterra, a faculdade de Christchurch é parada obrigatória para todo e qualquer fã da saga Harry Potter. No local foram gravadas várias das cenas feitas na exuberante sala de jantar de Hogwarts. As cenas das escadas que se movem também foram registradas na edificação. Já na Escola de Teologia de Oxford foram gravadas algumas cenas realizadas na enfermaria de “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, o quarto volume da saga.

Harry Potter

7. Esqueceram de Mim 2 – Nova York, Estados Unidos

Poucos filmes retratam tão bem Nova York quanto “Esqueceram de Mim 2”. Nesse clássico, ambientado em uma Big Apple com ares natalinos, o jovem Kevin MacCallister, interpretado por Macaulay Culkin, se separa da família por acidente e acaba indo parar na cidade que nunca dorme. Perdido e sem ter para onde ir, Kevin se hospeda no The Plaza Hotel, um dos hotéis mais chiques e tradicionais da cidade, e circula por vários pontos de Manhattan que valem a visita. Destaque para a árvore de Natal do Rockefeller Center, montada todos os anos desde 1932, e para a The Gasptow Bridge, no Central Park.

NY

*Via assessoria

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: