Drops Históricos #002: sua dose semanal de História aqui no Mega!

02/04/2018 às 12:585 min de leitura

Na edição desta semana do quadro "Drops Históricos", você vai conferir tudo o que aconteceu na história no começo de abril, incluindo o início da Guerra das Malvinas, quando nossos vizinhos argentinos invadiram um pequeno arquipélago que fica próximo ao seu território, mas é dominado pelo Reino Unido desde 1833.

Você também vai saber mais sobre a primeira ligação da história feita por um aparelho celular, a fundação da OTAN, a criação da Microsoft e a inauguração do World Trade Center. Muitas personalidades também marcam presença, como Papa João Paulo II, Martin Luther King Jr., José Bonifácio de Andrada e Silva, Henry Ford e outros. Confira!

2 de abril

1982: Guerra das Malvinas: a Argentina invade as ilhas Malvinas

1

A Guerra das Malvinas foi um conflito militar entre Argentina e Reino Unido, ocorrido de 2 de abril a 14 de junho de 1982. O país sul-americano alegou que as Ilhas Malvinas (localizadas a 464 km da costa argentina) deveriam ser incorporadas à nação, pois a independência da Argentina, em 1822, teria dado o direito ao território — que antes pertencia à Espanha.

Morreu neste dia...

2005: Papa João Paulo II

Ele teve o terceiro maior pontificado documentado da história, liderando a Igreja Católica por mais de 26 anos. Também foi o único papa eslavo e polaco e o primeiro papa não italiano desde o neerlandês Adriano VI, em 1522. João Paulo II é considerado um dos líderes mais influentes do século XX.

3 de abril

1948: O presidente americano Harry Truman assina o Plano Marshall

Foi o principal plano dos EUA, que concedeu 143 bilhões de dólares (valor de hoje, corrigido pela inflação) para a reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial. O objetivo do país era fortalecer o capitalismo e evitar a expansão do comunismo.

1973: Martin Cooper, da Motorola, faz a primeira chamada de telefone móvel

2

Nesse dia, o ex-engenheiro da Motorola, Martin Cooper, usou o primeiro celular do mundo (criado por ele) para falar com um de seus rivais da época e exibir o seu invento, estabelecendo a conversa na Sexta Avenida de Nova York. O aparelho em questão era o Motorola DynaTAC, que parecia um tijolo feito de plástico e pesava cerca de 1 quilo.

4 de abril

1925: Fundação da Schutzstaffel (SS), na Alemanha

A SS foi uma organização paramilitar ligada ao partido nazista e a Adolf Hitler. Iniciou como uma pequena unidade e, posteriormente, agregou quase 1 milhão de homens, exercendo grande influência no Terceiro Reich. Foi responsável por muitos dos crimes contra a humanidade perpetrados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

1949: É fundada a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)

A OTAN é uma aliança militar intergovernamental formada por 29 países através da qual seus Estados-membros concordam em se defender mutuamente em resposta a um ataque por qualquer entidade externa à organização. Foi usada pela primeira vez de fato no Afeganistão, após os ataques de 11 de setembro contra os Estados Unidos.

1973: O World Trade Center, em Nova York, é oficialmente inaugurado

O WTC original era composto por sete edifícios diferentes, sendo que as marcantes "torres gêmeas" foram destruídas no ataque de 11 de setembro de 2001, juntamente com o World Trade Center 7. Os demais foram danificados e demolidos. Os prédios destruídos deram lugar a um novo complexo composto por seis torres, um museu, um memorial, além de algumas estruturas adicionais.

1975: É fundada a Microsoft

A multinacional americana foi fundada por Bill Gates e Paul Allen em Albuquerque, nos Estados Unidos. Começou vendendo um interpretador BASIC para o computador Altair 8800 e hoje domina os computadores do mundo todo com o sistema operacional Windows, carro-chefe da empresa. É atualmente a terceira maior companhia do planeta e a sétima marca mais valiosa do mundo.

Morreu neste dia...

1967: Martin Luther King Jr, assassinado aos 39 anos

Foi um pastor protestante e ativista político americano. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo, com uma campanha de não violência e amor ao próximo. Seus esforços levaram à Marcha sobre Washington de 1963, onde ele fez seu discurso "I Have a Dream". Em 14 de outubro de 1964, King recebeu o Prêmio Nobel da Paz pelo combate à desigualdade racial através da não violência. 

5 de abril

1879: O Chile declara guerra à Bolívia e ao Peru, iniciando a Guerra do Pacífico

4

A Guerra do Pacífico foi um conflito ocorrido entre 1879 e 1883, confrontando o Chile às forças conjuntas da Bolívia e do Peru. No final da guerra, o Chile anexou áreas ricas em recursos naturais de ambos países derrotados. O Peru perdeu a província da Região de Tarapacá, e a Bolívia teve de ceder a província de Antofagasta, ficando sem uma saída soberana para o mar, o que se tornou uma questão nacional para o país desde então. 

6 de abril

1896: Abertura dos primeiros Jogos Olímpicos de Verão da era moderna, em Atenas

Foram realizados em Atenas, Grécia, berço dos Jogos da Antiguidade. O evento contou com a participação de 241 atletas de 14 países (Brasil não incluso) em 43 eventos de 9 esportes. Os Jogos Olímpicos só voltaram à ativa graças ao empenho do francês Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, idealizador do renascimento dos Jogos, mentor do movimento olímpico e fundador do Comitê Olímpico Internacional.

Morreu neste dia...

1838: José Bonifácio de Andrada e Silva, estadista brasileiro

Foi também naturalista e poeta. É conhecido como “Patriarca da Independência”, por ter sido uma pessoa decisiva para a Independência do Brasil. Estudou Direito e Filosofia Natural na Universidade de Coimbra e se tornou um dos mais respeitados cientistas do Império Português.

1992: Isaac Asimov, escritor russo

5

Asimov é um dos mestres da ficção científica, sendo considerado um dos “três grandes” do gênero, juntamente com Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke. Suas obras mais famosas são a “Série da Fundação” e a coletânea de contos “Eu, Robô”. Ele escreveu mais de 500 livros, incluindo histórias de mistério, fantasia e não ficção. Em 1981, um asteroide recebeu seu nome em sua homenagem: o 5020 Asimov.

7 de abril

1831: O imperador Pedro I do Brasil abdica a favor do seu filho, Dom Pedro de Alcântara

A perda da Província Cisplatina e as dificuldades econômicas abalaram o prestígio do imperador. Além disso, ele se envolveu na disputa do trono de Portugal, que ficou vago com a morte de seu pai, D. João VI. Sem apoio político, D. Pedro I foi aconselhado a renunciar e abdicar do trono em favor de seu filho Pedro, que tinha apenas 5 anos de idade. Por causa da menoridade do príncipe, foi formada uma regência tríplice provisória para administrar o país.

Morreu neste dia...

1947: Henry Ford, empreendedor estadunidense

Foi um empresário e inventor, além de fundador da Ford Motor Company, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo. Ford foi o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e menor custo (método batizado posteriormente de fordismo). A introdução de seu modelo Ford T revolucionou os transportes e a indústria dos Estados Unidos.

8 de abril

1911: O físico neerlandês Heike Kamerlingh Onnes descobre a supercondutividade

6

Ele verificou que certos tipos de substâncias, quando em temperaturas muito baixas, muito próximas do zero absoluto, apresentavam resistência elétrica quase nula, ou seja, os elétrons livres que fazem a condução da corrente elétrica podiam transitar livremente na rede cristalina. 

Morreu neste dia...

 1973: Pablo Picasso, pintor espanhol

Além de pintor, foi escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo. É conhecido como cofundador do cubismo (ao lado de Georges Braque), inventor da escultura construída e da colagem. Dentre as suas obras mais famosas estão os quadros cubistas "As Meninas D’Avignon" (1907) e "Guernica" (1937), uma pintura do bombardeio alemão de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola.

2013: Margaret Thatcher, política britânica

A “Dama de Ferro” (alcunha criada por um jornalista soviético devido ao seu estilo de liderança) foi Primeira-Ministra do Reino Unido de 1979 a 1990 — com o maior tempo nessa posição durante o século XX —, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo. Polêmica, ela apoiou as privatizações, a redução da intervenção do Estado na economia, a exaltação do livre-mercado, a eliminação do salário-mínimo, a redução do Estado do bem-estar social e o combate aos sindicatos dos trabalhadores.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: