Saiba como ganhar mais curtidas nas suas fotos

19/05/2018 às 10:002 min de leitura

Nada mais comum do que postar fotos em redes sociais. Na maioria das vezes os registros são informais, mas muitas curtidas e comentários são sempre bem-vindos. Será que existe uma fórmula mágica para que as imagens façam sucesso?

A diferença entre parecer legal ou não pode estar em um simples sorriso. Caleb Warren é professor assistente de marketing em um setor da Universidade do Arizona e sempre teve interesse em saber o que faz as pessoas parecerem cativantes.

Logo de cara, podemos achar que uma aparência rebelde chama a atenção, e até certo ponto a pesquisa mostra que isso pode ter seu valor. Outro artifício muito usado é parecer indiferente, não demonstrando emoções. Com base nessas premissas, Warren iniciou sua investigação questionando se “vale mais a pena ser inexpressivo, em vez de mostrar sentimentos”. Segundo ele, “as expressões mais comuns em propagandas são de sorrisos, então o foco da pesquisa é saber se é mais atraente sorrir ou se manter sério”.

Com o intuito de testar essas situações, foram criados diversos cartazes de publicidade, mostrando modelos profissionais e pessoas famosas das duas formas. Esses materiais foram exibidos para participantes da pesquisa, que precisavam indicar em qual deles a pessoa parecia mais legal.

Imagem utilizada no estudoImagem utilizada no estudo

Sorria!

Os resultados mostraram que, ao sorrir, os modelos dos cartazes pareciam mais legais do que quando estavam sérios. A associação com a marca apresentada em alguns deles também foi mais favorável nos casos em que existia uma expressão amigável.

Os únicos momentos em que um modelo tinha uma aparência mais interessante por ter um ar  sério foram anúncios que envolviam situações hipercompetitivas, como o cartaz de uma coletiva de imprensa entre dois lutadores de MMA.

2

Warren explica que “em situações menos competitivas, uma expressão mais séria é rejeitada pois ela parece mais fria do que legal, e isso não é atraente para as pessoas”. Ele diz que sorrir não vai fazer com que as pessoas te achem mais interessante, mas se manter carrancudo pode fazer com que se pareça menos simpático.

A diferença na situação de competição existe porque, naquele contexto, o que se avalia não é exatamente o quão carismáticos eles são, mas qual parece que virá a ter sucesso na disputa. Caleb diz que, nessas situações, se manter inexpressivo é interpretado como um sinal de dominância, o que dentro do contexto é mais vantajoso.

De uma forma geral, o estudo mostrou que ao sorrir as pessoas parecem mais genuínas e amigáveis, quando comparadas àquelas que se mantêm sérias. Por isso, não importa se você está num ensaio fotográfico ou naquela foto descolada para o Facebook, sorrir é a melhor forma de parecer legal.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: