Você sabe por que as traças “comem” roupas?
37
Compartilhamentos

Você sabe por que as traças “comem” roupas?

Último Vídeo

Quem nunca se deparou com aquela blusa de lã fofa e quentinha, com uma camiseta favorita ou uma camisa esquecida e descobriu uma porção de furinhos — evidências de que alguma traça enxerida resolveu fazer uma boquinha no seu guarda-roupa? E você sabe o motivo de esses bichos fazerem isso? Aliás, você sabia que, tecnicamente, os insetos que estragam os tecidos são larvas?

Inoportunas

De acordo com Remi Melina, do site Live Science, na verdade, as criaturas que fazem os furinhos nas roupas são os “filhotinhos” de uma espécie de mariposa (Tineola bisselliella) — que ocasionalmente pode ser encontrada entre as roupas do armário. O que ocorre é que as mariposinhas são incapazes de estragar os tecidos, já que, depois de atingir a maturidade, elas não têm boca. Mas essas criaturas são indiretamente culpadas, visto que são elas que depositam seus ovinhos nas peças! Sim, caro leitor, eca...

Traças(Wikimedia Commons/entomart)

Segundo Remi, tipicamente, as mariposas depositam entre 50 e mil ovinhos nas roupas e, passado algum tempo, as larvas eclodem e, após mais ou menos duas semanas, elas começam a atacar os tecidos. De modo geral, as “mamães” costumam escolher peças produzidas a partir de fibras animais, como é o caso da seda, da lã natural, da cachemira e angorá, ou seja, itens que contenham queratina, que é o ingrediente básico da dieta desses animais.

Traça(Bug Guide/Gojira)

Aliás, é por conta dessa substância que as larvas das traças também atacam bolas de poeira, pelos e cabelos, uma vez que esses materiais também podem conter queratina. Por outro lado, as traças não curtem muito as fibras sintéticas e os tecidos fabricados a partir do algodão, que consistem nas opções mais usadas atualmente na confecção de roupas. Portanto, a não ser que você tenha um item feito de fibra animal ou que tenha mistura de fibras, suas roupas devem ficar a salvo do ataque das traças.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.