Homem é preso na Arábia Saudita por tomar café da manhã com uma mulher

14/09/2018 às 04:303 min de leitura

Os valores de uma sociedade mudam constantemente e de forma bem rápida. Até algum tempo atrás, a execução ou a punição de criminosos em praça pública era algo comum, servindo inclusive como entretenimento para algumas pessoas. Atitudes como essa, atualmente, são inaceitáveis e mostram como a visão sobre determinados assuntos se modificam radicalmente.

Da mesma forma que alguns comportamentos foram abolidos globalmente, outros ainda são mantidos por alguns países mais conservadores, principalmente os que possuem como principal religião o islamismo. Por exemplo, não existe nenhum crime em tomar café com uma colega aqui no Brasil, mas na Arábia Saudita essa atitude proporcionou um tempo de cadeia para um egípcio que estava trabalhando por lá.

Café criminoso

Imagine a situação: você está no seu intervalo e resolve tomar um café descompromissado com um amiga para jogar conversa fora. Como é um momento de relaxamento, você resolve abrir seu celular e gravar um vídeo para postar nas redes sociais. Nada demais, não acha?

Mas esse foi o grande erro de Bahaa, um egípcio que estava trabalhando como recepcionista em um hotel na Arábia Saudita. Após a grande repercussão do vídeo, ele foi preso com a acusação de realizar uma refeição junto com uma mulher. A atitude foi uma violação clara das leis locais, que exigem a disponibilização de ambientes separados em locais públicos, onde homens e mulheres possam realizar suas refeições isoladamente.

Apesar de para nós, brasileiros, o caso soar quase como absurdo, a maioria dos sauditas aprovaram a detenção do egípcio, pois consideraram o comportamento dele incompatível com a cultura local.

Mídias sociais em polvorosa

Os comentários sobre o incidente mostraram o conservadorismo que se mantém na Arábia Saudita, com um usuário do Twitter dizendo: “O governo deve punir, com o mais rigoroso castigo, aqueles que se atrevem a desrespeitar as leis e os sistemas sauditas, distorcem a imagem de nossa sociedade conservadora e promovem a degradação moral”.

Outros lembraram da moça, dizendo que ela deveria ser punida da mesma forma, pois também participou dessa “farsa”. Até mesmo mulheres postaram comentários apoiando esse pensamento: "Eu preciso entender por que os homens são constantemente punidos, mas as mulheres não", escreveu uma, complementando: “Eu sou uma saudita e juro que quero puni-la com ele. Comer no local de trabalho... onde estão os seus limites?”.

Tentativa de explicação

Após tantos comentários, Bahaa postou outro vídeo, em que descrevia todas as acusações como exageradas, considerando que foi apenas uma refeição realizada na mesma mesa que a colega de trabalho. Apesar disso, ele foi preso pelas autoridades e provavelmente será deportado pelo ato criminoso.

O dono do hotel também foi levado até a delegacia para esclarecer os fatos, pois ele seria o responsável por respeitar as leis relativas a mulheres no ambiente de trabalho, além de ter contratado um estrangeiro para uma função que poderia ser realizada por um saudita.

Mesmo com a maior parte dos comentários se colocando a favor da prisão do egípcio, alguns apresentavam pensamento contrário, considerando um absurdo algo assim levar um homem para a cadeia. O tweet acima é um desses e diz: “Em qualquer país normal, isso é considerado um assunto pessoal, mas na Arábia Saudita isso o levará à prisão, e toda a sociedade discutirá sua história. Estamos no fundo do poço, alguém deve nos ajudar!”

Apesar de a situação parecer absurda, as leis do país foram criadas dessa forma e, enquanto a própria população não levantar bandeiras e lutar por mudanças, pessoas continuarão sendo presas por motivos semelhantes.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: