Conheça Bibi Ka Maqbara, o irmão menor do Taj Mahal

12/10/2018 às 07:012 min de leitura

Assim como quase ninguém conhece a irmã gêmea da uber model Gisele Bündchen, o irmão mais novo do Taj Mahal também não é famoso com o grande público. O palácio é um mausoléu chamado Bibi Ka Maqbara (tumba de uma dama, em tradução livre), que foi construído no século XVII, três anos após a conclusão do Taj Mahal. A estrutura foi uma homenagem do príncipe Azam Shah, filho do imperador Aurangzeb, à memória da mãe, Dilras Banu Begum.

Localizado em Maharashtra, na Índia, Bibi Ka Maqbara é conhecido também como a versão mais pobre do Taj, já que ambas as construções compartilham muitas semelhanças, mas o luxo e a grandeza com certeza vão para o primeiro. A começar pelo valor da obra: enquanto o Taj Mahal custou 3,2 milhões de rúpias, Bibi foi erguido com apenas 700 mil rúpias. A razão para isso pode ter sido a luta prolongada com o império emergente dos Marathas, que durou muitos anos e reduziu drasticamente o tesouro do governo da época.

Os palácios também podem ser analisados do ponto visto histórico e arquitetônico, já que marcam épocas importantes. A riqueza e a arquitetura esplendorosa do Taj testemunham o auge do poder do Império Mogol, enquanto Bibi ka Maqbara, com limitações severas de orçamento e mão de obra especializada e criativa, traduz o declínio e a transição do poder. Mesmo assim, vale a visita!

Então, vamos aos detalhes: o mausoléu fica no centro de um amplo terreno que mede aproximadamente 458 x 275 metros. O cenário é repleto de lagoas, fontes e canais de água, muitos decorados por telas de pedra e ladeados por amplos caminhos. O jardim é cercado por muros altos, ao melhor estilo fortaleza.

O mausoléu foi construído em uma plataforma quadrada alta com quatro minaretes nos cantos, exatamente como o Taj Mahal, e pode ser acessado por escadas que estão em três das quatro faces. A cúpula principal do Maqbara é menor do que a cúpula do Taj, e seus minaretes são mais curtos. 

Enquanto o monumento em Agra é feito inteiramente de mármore branco puro, o mausoléu em Aurangabad é envolto em mármore apenas até o nível do olho. Acima disso, as paredes são cobertas com um gesso fino polido para dar um acabamento de mármore; apenas a cúpula foi de fato construída em mármore. As paredes do Maqbara também são um pouco escuras, o que lhe dá uma aparência mais sombria em comparação à do Taj.

Visto por si só, Bibi Ka Maqbara é um belo trabalho arquitetônico, mas não dá para negar sua inferioridade em comparação ao seu famoso antepassado. Situado próximo ao campus da Universidade Dr. Babasaheb Ambedkar Marathwada, recomenda-se planejar uma visita entre o nascer e o pôr do sol. E, claro, depois vá conhecer o Taj Mahal  ao som de Jorge Ben!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: