Expert em cafés? Você sabe qual é a diferença entre o cappuccino e o latte?
67
Compartilhamentos

Expert em cafés? Você sabe qual é a diferença entre o cappuccino e o latte?

Último Vídeo

Já aconteceu com você de ir a uma cafeteria qualquer, dar uma boa olhada no cardápio, notar que o cappuccino e o latte são feitos, basicamente, com os mesmos ingredientes, e se perguntar qual, afinal, é a diferença entre as duas bebidas?

Atenção às proporções

Para quem não sabe, ambos são preparados a partir de café expresso, leite vaporizado e espuminha do leite. No entanto, de acordo com Michele Debczak, do site Mental_Floss, a diferença entre o cappuccino e o latte está na proporção de cada ingrediente usado na preparação da bebida.

Preparando um caféHummm... (Unsplash/Nathan Dumlao)

No caso do cappuccino, a proporção de ingredientes é exatamente a mesma; ou seja, são usadas as mesmas quantidades de leite, expresso e espuminha em seu preparo — começando com uma medida de café, seguida por uma de leite quente e, por último, uma de espuma.

Já para chegar ao latte, a proporção de leite vaporizado é maior: são quatro sextos da bebida para um sexto de expresso e um sexto de espuminha. A palavra “latte”, aliás, significa “leite” em italiano, e foi usada para batizar a receita justamente pelo fato de o sabor de café ser bem menos pronunciado do que no cappuccino e de ela ser mais leve e cremosa.

E você, caro leitor, prefere qual dos dois? Ou, ainda, curte mesmo é um bom e velho cafezinho, passado pelo filtro de pano — como as nossas avós faziam antigamente? Conte aí nos comentários!

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.