Viagem culinária: 7 pratos para conhecer a Itália

12/02/2019 às 03:302 min de leitura

A Itália é um daqueles lugares que só de se ouvir já dá água na boca. Quem não imagina um suculento espaguete com molho bolonhesa escorregando pelo garfo? Ou uma bela pizza com muito queijo e como deixar de lado os famosos gelatos? Impossível! 

Para facilitar (ou complicar ainda mais) a vida de quem está pensando em visitar a Itália, listamos os melhores pratos, que melhor descrevem cada região para que a experiência seja completa - e deliciosa.  E se ainda não tem passagem pra lá, confira as ofertas da Go Euro!

1. Na Toscana 

Reprodução/Yummy Magazine

Conhecer a Toscana e não provar o famoso Lampredotto é inadmissível. Porém, a iguaria não é para os fracos. Vendido nas ruas, em formato de sanduíche, o Lampredotto é feito da última porção do estômago bovino, o abomaso, que se divide em duas partes: a spannocchia, mais gordurosa, e a sbucciato, mais suave. Isso tudo é cozido com tomates, cebolas, salsa e aipo e servido no pão, com temperos. Para a experiência mais rústica, há food trucks que servem o prato no Mercado Central de Florença. Há também um restaurante próximo a Ponte Vecchio, Trippaio de Porcellino que oferece a iguaria.  

2. Na Liguria 

Reprodução/Academia Barilla

Apesar do país ser famoso pelas massas e pães, na Liguria, região da famosa Cinque Terre, é servido a Focaccia di Recco, que leva o nome da pequena cidade de Recco. O pão é basicamente uma fina camada de focaccia assada, mas com uma cremosa cobertura de queijo crescenza no meio. É ideal para antipastos e carnes fortes. 

3. Na Sardenha

Reprodução/Great Italian Chefs

A estrela aqui é a bottarga, uma especialidade mediterrânea, muito famosa nos países da região. É feita da ova de peixes, curada no sal marinho e coberta por uma cera de proteção. Pode ser consumida com macarrão ou antipastos. Em Cagliari, capital da Sardenha, é possível encontrar bottarga em qualquer lugar. 

4. No Vêneto

Reprodução/La Cucina Italiana

Na região de Veneza, além de passear pelos canais, é preciso provar Spezzatino Alla Veneta, que significa pequenos pedaços de carne. É feito com vitela ou pernil, que é fervida durante horas em um caldo feito de vinho, tomate, legumes e ervas. Para completar a refeição, geralmente é derramada sobre polenta macia, batatas ou arroz.

5. Em Trentino-Alto Ádige

Reprodução/Buoníssimo

O principal prato típico da região norte da Itália é o canederli. Basicamente é uma almôndega feita de pão amanhecido, ovos e leite, muito parecida com o knödel alemão. Os italianos também acrescentam queijo ou presunto para enriquecer o sabor e aí cozinham tudo em caldo de frango ou carne. Pode ser servida no próprio molho, especialmente nos meses mais frios. 

6. Em Molise

Reprodução/Lorenzo Vinci

Esse prato é muito especial e vale a experiência com certeza. Durante as festividades do dia de São José, em 19 de março, os italianos da região de Molise preparam um espaguete com óleo, uvas passas, mel e pedaços de pão. O prato é conhecido como Maccheroni di San Giuseppe con La Mollica, praticamente uma sobremesa. 

7. Em Abruzzo

Reprodução/Agrodolce

Na região central da Itália, o prato típico é a cicerchiata. Uma sobremesa tradicional das festas de fim de ano, é feita de pequenas bolinhas de massa frita com mel, arranjadas em forma de anel. Se visitar a região no final do ano, com certeza vai encontrar a sobremesa por toda parte. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: