Confirmado: cães e gatos têm o poder de reduzir nossos níveis de estresse

22/07/2019 às 04:042 min de leitura

Pesquisadores confirmaram o que muita gente já intuía há muito tempo: brincar com cães e gatos de estimação realmente pode reduzir os níveis de estresse em humanos. A novidade, no entanto, é que os cientistas conseguiram quantificar melhor como a “ação terapêutica” dos bichinhos sobre nós acontece e levantar questões sobre como ela pode nos afetar no longo prazo.

Terapeutas de estimação

De acordo com Tom Hale, do site IFLScience!, a pesquisa foi conduzida por psicólogos da Universidade Estadual de Washington, nos EUA, e envolveu a participação de 249 estudantes universitários 1 semana antes de eles encararem suas temidas provas finais. Nem precisamos dizer que esse pessoal estava pra lá de estressado, né?

(Fonte: Unsplash / Anusha Barwa / Reprodução)

Os pesquisadores dividiram essa galera em 4 grupos, um cujos integrantes brincavam ou ficavam na companhia dos bichinhos por 10 minutos, outro que observava esse primeiro grupo com os animais, um terceiro que apenas assistia a uma apresentação de 10 minutos contendo imagens de cães e gatos, e um quarto que não foi exposto a estímulo nenhum, mas foi informado de que poderia brincar com os animais depois de 10 minutos.

Todos os participantes tiveram amostras de saliva coletadas antes e depois dessas sessões de 10 minutos, para que os pesquisadores pudessem medir os níveis de cortisol – um hormônio produzido pelo organismo em resposta ao estresse – em seu corpo, e os resultados das análises confirmaram o que todo mundo já esperava.

Efeitos positivos, claro!

Evidentemente, dos 4 grupos, o que teve contato direto com os animais de estimação foi o que apresentou a maior queda nos níveis de estresse. Curiosamente, os outros 3 também tiveram reduções nos índices de cortisol, ainda que em proporções menos expressivas, e tudo isso com sessões de apenas 10 minutos com ou associados às criaturinhas!

(Fonte: Unsplash / Eric Ward / Reprodução)

Os pesquisadores não chegaram a se aprofundar no tema ainda, mas, considerando o impacto que os hormônios envolvidos na resposta ao estresse têm sobre a nossa saúde – eles podem aumentar o risco de surgimento de ansiedade, depressão, problemas digestivos e cardiovasculares, ganho de peso, dificuldades de sono, afetar a nossa memória e concentração etc. –, é possível que a companhia dos animais realmente ofereça benefícios significativos para o nosso bem-estar físico e mental.

(Fonte: Unsplash / Yerlin Matu / Reprodução)

Segundo Tom, estudos anteriores sugerem que o suporte emocional e social que os bichos de estimação nos proporcionam pode estar relacionado com o contato e proximidade física que temos com eles – e que muitas vezes não ocorre com outros humanos. Obviamente, cães e gatos não podem solucionar todos os nossos problemas emocionais, mas não restam dúvidas de que eles são um excelente (e fofíssimo) ponto de partida para tornar nossos dias melhores.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: