Meditação pode ser tão benéfica quanto tomar uma cerveja com amigos

Meditação pode ser tão benéfica quanto tomar uma cerveja com amigos

Último Vídeo

A meditação é uma prática milenar que fez parte de diferentes culturas e grupos sociais ao longo dos anos. E, recentemente, muito tem se falado sobre os benefícios que a capacidade de se manter concentrado e comtemplativo pode ter para a saúde. Mas será que realmente a meditação faz tão bem assim? 

Em uma meta análise realizada recentemente com estudos prévios conduzidos com financiamento federal e publicados nos EUA em 2014, foi constatado que a meditação oferece sim benefícios para aqueles que a praticam, especialmente no que diz respeito ao alívio do estresse, mas que não são mais eficazes do que outras atividades.

Meditar resolve tudo?

No livro Causas Naturais: como nos matamos por viver mais, a bióloga Barbara Ehrenreich aborda o tema e compara a meditação a outras práticas relaxantes que nem sempre envolvem o mesmo nível de concentração e comprometimento. 

"É possível que a meditação tenha um efeito calmante, o que ajuda a focar, mas o mesmo é conseguido concentrando-se por uma hora em um problema de matemática ou tomando uma taça de vinho na companhia de amigos. Pessoalmente, recomendo passar algumas horas por dia com crianças ou bebês", diz a autora. 

Por isso, quando você estiver estressado, a meditação pode sim te ajudar. Mas, caso a prática não seja prazeirosa para você, é possível também encontrar o relaxamento e a paz de espírito na mesa de bar com os amigos. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.