É possível um passageiro pousar um avião comercial?

É possível um passageiro pousar um avião comercial?

Último Vídeo

Uma narrativa comum nos filmes de Hollywood é a de passageiros assumindo o controle de aeronaves e tentando fazer a aterrissagem em meio ao caos, sem qualquer treinamento ou, em alguns momentos, com pouquíssimo conhecimento, sendo forçados a assumir uma postura heroica para salvar o máximo de vidas possível e pousar em segurança. 

Mas será que essa situação já aconteceu na vida real? Qual é a probabilidade de um passeiro comum, sem treinamento, conseguir pousar um avião?

Respondendo à primeira pergunta, em 2005 o voo comercial 522 da companhia aérea Helios Airways sofreu com a falta de pressurização, causando o desmaio de passageiros e tripulantes. 

Um comissário de bordo, Andreas Prodromou, conseguiu permanecer consciente e tentou assumir o controle do avião, mas o combustível acabou e os motores pararam, resultando na colisão do boeing 737 com uma cadeia de montanhas na Grécia. As 121 pessoas a bordo perderam a vida nesse trágico acidente.  

Aviões particulares

Por outro lado, em aviões de pequeno porte, esse incidente aconteceu diversas vezes ao longo da história. Um dos casos mais famosos foi quando o ator inglês Rowan Atkinson (famoso pelo personagem Mr. Bean) fretou um voo para ele e sua família no Quênia, em 2001. 

O avião ainda estava no ar quando o piloto ficou inconsciente. O ator foi obrigado a assumir o controle da aeronave enquanto a família tentava reanimar o piloto. Após algumas tentativas, ele retomou a consciência, reassumiu o controle e conseguiu pousar a aeronave sem maiores incidentes.

Sabendo um pouquinho

Em outro caso, Doug White e sua família fretaram um avião. Apesar de ter licença de piloto para avião monomotor, há anos não pilotava. Durante a ocasião, o avião em questão era um bimotor com capacidade para dez pessoas.  

Durante a decolagem, o piloto Joe Cabuk sofreu um mal súbito e faleceu na hora. Felizmente, o piloto automático do avião foi acionado momentos antes da morte de Joe, como se ele sentisse o que ia acontecer. White usou o rádio para pedir ajuda à torre de controle, que colocou Lisa Grimm, uma instrutora de voos, no comando.

Lisa ajudou White a controlar o avião e a se manter calmo durante todo o processo. Karin Sorenson, que também é instrutora, auxiliou White a pousar em segurança e no fim deu tudo certo.

No fim das contas, é praticamente impossível para alguém com nenhum tipo de instrução atrás do manche pousar uma aeronave, mas quem conhece um pouco pode receber instruções e salvar vidas.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.