Por que os cartões de crédito são sempre do mesmo tamanho?

20/02/2020 às 04:002 min de leitura

As faturas mudam de um mês para o outro, os valores de “pagamento mínimo” e “valor total” variam, assim como as bandeiras, as cores, os estilos. Atualmente, um cartão de crédito pode facilmente ser personalizado de acordo com os gostos pessoais do cliente. Ou seja, as empresas trabalham para tornar o cartão de crédito o mais pessoal possível, tornando a experiência mais agradável aos clientes.

Mas, uma coisa é certa, as dívidas não são assim tão flexíveis. Outra coisa que não é, de maneira alguma, flexível e não é alterada no mundo inteiro é o tamanho do cartão de crédito.

Você já deve ter notado que não importa de qual empresa estamos falando, os cartões têm exatamente as mesmas dimensões.

E por que os cartões de crédito têm o mesmo tamanho em todo o mundo? Bem, o primeiro cartão de crédito foi colocado no mercado em 1958 pelo Bank of America e desde lá o tamanho segue um padrão.

Fonte: Pixabay

O cartão de crédito cabe, convenientemente, nas carteiras que utilizamos no dia a dia, mas não foi essa a razão que determinou suas medidas. Na verdade, ele foi feito seguindo o padrão estabelecido pela ISO (Organização Internacional de Padronização).

O nome ISO é bem conhecido, afinal, é a organização que determina os padrões de tudo que conhecemos, do tamanho do cartão de crédito às especificações de segurança de um “simples” brinquedo.

O padrão ISO/IEC 7810:2003 foi desenvolvido pela organização em parceria com a IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional) e descreve exatamente as dimensões que um cartão de crédito deve ter. Não só eles, aliás, os cartões de débito também se encaixam nesse padrão, na categoria ID-1.

Nesta categoria, os cartões precisam ter 85,6 mm x 53,98 mm ou, se convertermos em polegadas, 3,375 pol x 2,125 pol. Além disso, todos os cartões de identificação devem ter, obrigatoriamente, 0,76 mm de espessura.

A evolução dos cartões de crédito é constante, das tarjas magnéticas passando pelos chips lidos nas máquinas até a leitura por aproximação. A tecnologia trabalha em prol da segurança e comodidade dos clientes e novas mudanças surgem a todo instante, mas uma coisa não vai mudar: o tamanho continuará sendo o mesmo enquanto a ISO assim determinar.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: