Milhões de brasileiros se declaram terraplanistas, segundo Datafolha

28/02/2020 às 03:002 min de leitura

A comunidade de terraplanistas tem crescido nos últimos anos no Brasil. Apesar de essa ideia ter sido refutada há aproximadamente 2 mil anos pela ciência, uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada em meados de 2019, revelou que 7% dos brasileiros acreditam nessa ideia.

Isso significa que, aproximadamente, 11 milhões de pessoas se declararam adeptas ao terraplanismo no país. Na pesquisa, foram entrevistadas 2.086 pessoas em 103 cidades, no início de julho do ano passado. Entre a população mais escolarizada, o número de terraplanistas sobe para 10%. 

Leia tambémTerraplanista morre em lançamento de foguete caseiro; veja vídeo

A Sociedade da Terra Plana, criada em 1956 pelo britânico Samuel Shenton, ficou conhecida mundialmente por meio da internet muitos anos após sua criação. Em resumo, seus membros acreditam que a superfície da Terra é plana e que o planeta está parado no espaço — ou seja, não há rotação ou translação. 

(Fonte: SoCientífica/Reprodução)

Os terraplanistas não param por aí! Com proporções indefinidas, a Terra seria achatada com bordas formadas por gelo (isso seria a Antártida). Segundo os membros da comunidade, se a Terra fosse esférica, seria possível ver sua curvatura de um avião.

 "Para perceber a curvatura, seria necessário o dobro da altitude de um voo comercial, a 20 mil metros", explicou Roberto Costa, astrônomo da Universidade de São Paulo (USP), à AFP. "Sabe-se que a Terra não é plana, seguramente, desde Galileu e o começo do século XVII, mas os gregos já sabiam isso há mais de 2 mil anos", afirma o cientista.

Veja tambémQuer zoar um terraplanista? Mostre esta selfie clicada no Everest a ele!

No Brasil, a ideia da Terra plana tem ganhado cada vez mais visibilidade. Entre outros famosos, o escritor Olavo de Carvalho, guru do Presidente Jair Bolsonaro, já se mostrou simpático à ideia em suas redes sociais. Além disso, em novembro do ano passado, o Brasil sediou seu primeiro Flat Con (Convenção Nacional da Terra Plana). O evento, que ocorreu em São Paulo, teve seu local alterado para comportar as centenas de inscritos.

Milhões de brasileiros se declaram terraplanistas, diz Datafolha via TecMundo

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: