Como não levar o coronavírus para casa

03/04/2020 às 12:342 min de leitura

Um terço da população mundial já está em quarentena e o restante se prepara para se isolar socialmente, enquanto a primeira onda de contaminação pelo coronavírus avança. Abaixo, você confere um guia de como conviver com essa nova realidade.

Mantenha-se informado sobre o avanço da doença no mundoMantenha-se informado sobre o avanço da doença no mundo

Como manter-se a salvo da coronavírus

Chegando da rua

Use sempre a mesma porta – de preferência, a da área de serviço/cozinha. Monte ali uma “zona de desinfecção”, com um lugar para deixar roupas, bolsa e sapatos. Depois de se despir, siga direto para a pia e lave primeiramente o rosto e, então, mãos e braços até os cotovelos por 20 segundos (o tempo de você cantar “Parabéns pra você” duas vezes).

Aprenda como manter as mãos limpas para evitar a coronavírusAprenda como manter as mãos limpas para evitar a coronavírus

Em casa

O vírus sobrevive sem um hospedeiro por até seis dias (segundo um estudo publicado no New England Journal of Medicine, por até 24 horas em papelão e três dias em plástico e aço inoxidável).  

Desinfete as embalagens do que comprar com uma esponja com água e sabão. O que não pode ser lavado com detergente (como frutas) deve ser deixado de molho em uma solução de quatro colheres de chá (20 ml) de água sanitária por litro de água. Enquanto trabalha, ponha as sacolas de supermercado em um balde com água e sabão.

Limpe o que é tocado com frequência, como maçanetasLimpe o que é tocado com frequência, como maçanetas

Higienize tudo que é tocado com frequência, como interruptores, controles remotos, maçanetas e puxadores. No banheiro, torne um hábito pós-pandemia usar a mão ensaboada para lavar também os registros das torneiras.

Recebendo entregas e refeições prontas

Use, se possível, cartão de débito ou crédito. Ao pedir uma refeição, evite alimentos crus. Reaqueça a comida depois de removê-la da embalagem original e lavar bem as mãos. 

Aplicativos como Rappi, iFood e Uber Eats já oferecem a opção de receber pedidos sem contato com o entregador.

Na rua

A OMS passou a recomendar o uso de máscaras para todos. Você pode fazer uma em casa, mesmo sem saber costurar, seguindo o modelo criado pela clínica UnityPoint Health Cedar Rapids, do hospital St. Luke, no Iowa (EUA). Como filtro, use TNT ou um pedaço do saco descartável do seu aspirador de pó. Para firmar a máscara no nariz, aproveite o arame que fecha as embalagens de pão de forma.

Como não levar o coronavírus para casa via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: