Tigre pega covid-19 em zoológico nos Estados Unidos

Tigre pega covid-19 em zoológico nos Estados Unidos

Último Vídeo

Uma tigresa de quatro anos chamada Nadia, vivendo no zoológico do Bronx, em Nova York, surpreendeu seus tratadores ao testar positivo para a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A informação foi anunciada ontem (05) pela Wildlife Conservation Society (WCS). Embora a cidade de Nova York seja uma das mais atingidas pela pandemia nos Estados Unidos, a informação intrigou sobre a potencial vulnerabilidade de uma grande variedade de animais.

Recentemente, o zoológico afirmou que quatro tigres, incluindo a irmã de Nadia e três leões africanos, desenvolveram uma tosse seca. Embora esses outros felinos não tenham sido testados, a entidade já presumiu que eles também foram infectados. 

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Nadia, a tigresa malaia infectada, precisou ser anestesiada por outras razões. "Testamos o animal com muita cautela e vamos garantir que qualquer conhecimento que adquirirmos sobre a covid-19 possa contribuir para a contínua compreensão mundial desse novo coronavírus", afirmou a WCS, que opera o zoológico.

Este é o primeiro caso conhecido de um animal não domesticado com sintomas da covid-19. O veterinário-chefe do zoológico, Paul Calle, garantiu em entrevista à National Geographic que este não é o mesmo tipo de teste que os profissionais de saúde fazem às pessoas. "Não há competição por testes entre essas situações muito diferentes", afirmou.

Ainda segundo a Wildlife Conservation Society, um tratador do zoológico com a covid-19 provavelmente infectou os animais antes mesmo de serem desenvolvidos qualquer sintoma da doença. A partir deste fato, foram adotadas medidas de prevenção para os funcionários para que novas infecções não ocorram no local.

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

A WCS também revelou, por meio de um comunicado, que os animais mostraram uma considerável diminuição no apetite, mas que estão se saindo bem em um contexto geral. Aparentemente, nem os leões, nem os tigres deste zoológico parecem estar com grandes riscos. Outros felinos do zoológico, como diferentes espécies de leopardos e guepardos, não apresentaram sintomas da covid-19.

Vale lembrar que alguns gatos domésticos foram infectados pelo coronavírus por seus próprios donos, de acordo com as informações divulgadas anteriormente. Acredita-se que os gatos possuam uma proteína receptora na parte externa das células respiratórias, a ACE2, semelhante à humana envolvida nas infecções pelo coronavírus.

O zoológico do Bronx, aquário de Nova York e o Central Park Zoo, além dos zoológicos do Queens e o de Prospect Park, estão fechados desde o dia 16 de março.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.