Parque tailandês criou jeito genial de lidar com turistas que jogam lixo

27/09/2020 às 03:002 min de leitura

Se você sabe ler esse post, quer dizer que você já é bem grandinho para saber que não deve jogar lixo em locais públicos — principalmente, em parques, praias e reservas naturais, onde a sujeira pode causar danos ao meio ambiente. Sempre pegue suas coisinhas, guarde numa sacola e jogue na lata de lixo mais próxima.

Agora que já fizemos nosso papel de ensinar, vamos à notícia: um parque na Tailândia criou um jeito muito criativo para lidar com turistas que, mesmo sendo bem grandinhos, não aprenderam essa liçãozinha essencial. Eles resolveram organizar todo o lixo em caixas e enviá-lo de volta para as pessoas, pelo correio. 

Um presentinho do parque aos turistas queridos

Junto com o pacote, vem um bilhete adorável, que diz: "Você esqueceu algum de seus pertences no Parque Nacional Khao Yai. Por favor, deixe-nos devolver isso para você". A gente acha que isso é a definição perfeita de passivo-agressivo... Afinal, nada como parecer simpático quando, na verdade, você está querendo esganar uma pessoa, né?

Mas, além disso, a ideia do Parque Nacional Khao Yai é uma estratégia genial, porque faz a pessoa passar uma vergonha (principalmente se ela abrir a caixa na frente de outras pessoas, já pensou?) e refletir sobre o que fez. Placas e campanhas educativas, infelizmente, acabam se tornando paisagem, mas uma caixa com seu lixo recebida pelo correio não tem como ignorar. 

De qualquer forma, se a ação não funcionar com os turistas relaxados, pelo menos chamou bastante atenção para esse problema na mídia — tanto que nós do Mega estamos divulgando a história, aqui do outro lado do mundo.

Parecia apenas um pacote comum (Fonte: TOP Varawut/Reprodução)
Mas tem um bilhete dentro (Fonte: Bored Panda/Reprodução)
...mas tem um bilhete dentro (Fonte: TOP Varawut/Reprodução)
...e na verdade é seu lixo que voltou pelo correio! (Fonte: Bored Panda/Reprodução)
...e na verdade é seu lixo que voltou pelo correio! (Fonte: TOP Varawut/Reprodução)

Ah! Se você ficou com curiosidade para saber como o parque sabe para qual endereço mandar cada pacote de lixo, isso é simples: todos os visitantes preenchem um cadastro com suas informações ao entrar. Com isso, não é muito difícil saber quem jogou lixo por câmeras ou sendo testemunha ocular do crime. Sim, porque jogar lixo em uma área de proteção ambiental é crime — tanto aqui, quanto na Tailândia. Por isso, os turistas que receberem o pacote especial do Khai Yai National Park vão ser fichados pela polícia. 

Nunca o ditado "tudo que vai, volta" fez tanto sentido. 

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: