LumiLor: conheça a tinta que acende com corrente elétrica

14/01/2021 às 12:002 min de leitura

A LumiLor é a primeira tinta que consegue iluminar qualquer superfície por meio de uma corrente elétrica. Embora tintas fluorescentes – ou seja, que iluminam com a luz negra – já sejam uma realidade, a grande novidade é a possibilidade de iluminação por muito mais tempo e de forma mais potente. Agora, até mesmo o seu carro pode brilhar o tempo todo!

A tecnologia foi criada pela Darkside Scientific e é composta por diversas camadas de tinta. Quando elas são conectadas à fonte elétrica, brilham em até oito cores de acordo com a escolha do usuário. E não são só os carros e motocicletas que podem usufruir da novidade!

Saiba mais sobre a LumiLor

A tinta foi desenvolvida para aplicação em qualquer superfície. Logo, móveis, eletrodomésticos e mais objetos podem ser decorados com essa tecnologia. O controle de iluminação e intensidade é feito por meio de um aplicativo de celular. Além de ligar e desligar a tinta, é possível ainda controlar os níveis de luz para que o resultado fique de acordo com a sua preferência.

As luzes fluorescentes precisam de pequenas quantidades de radiação para serem ativadas. Enquanto isso, a LumiLor precisa apenas da corrente elétrica para atingir o brilho – e tudo com apenas um toque no seu celular.

(Fonte: LumiLor/Divulgação)
(Fonte: LumiLor/Divulgação)

O processo de criação da tinta começou em um bar com amigos. O pintor Andy Zskinko imaginou uma versão de tinta que pudesse ser controlada e durasse horas em qualquer condição. Logo, suas pesquisas permitiram a criação, testada pela primeira vez em uma motocicleta.

Após a sua morte, um grupo de pesquisadores e tecnólogos deu continuidade ao projeto e eles chegaram ao resultado como conhecemos hoje. Até o momento, a LumiLor está disponível em oito cores e ainda não é comercializada no Brasil. Nos Estados Unidos, o valor de tinta necessária para cobrir um carro de porte médio seria de cerca de U$15 mil (mais de R$82 mil reais!).

Em algumas lojas de importação, é possível encontrar adesivos feitos com a tinta especial no Brasil. Os valores podem chegar a R$150. 

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: