Seja o primeiro a compartilhar

Como filtros de café podem ser ótimos para suas plantas

Nos tempos atuais, em que muitas pessoas ficam mais tempo, ou todo o tempo, em casa, os seres vivos que nos fazem companhia, transmitem boas vibrações e nos acompanham no mais absoluto silêncio são nossas amigas plantas. Silenciosas e humildes, elas requerem poucos cuidados. Mas sempre há algumas gentilezas que podem ser aprendidas como, por exemplo, o uso de filtros de café.

Mas, o que os filtros de café têm a ver com o cuidado de plantas? Tudo, segundo o blog de estilo de vida Apartment Therapy. Em vez de cascalho, coloque um filtro de café no fundo do vaso, antes de plantar. Isso significa o fim daquela aguinha cheia de terra que sai pelo dreno do vaso depois que a gente rega, com várias consequências positivas para as plantas.

Filtros de café permitem escoamento da água, mas não da sujeira

Fonte: ronstik/iStock/ReproduçãoFonte: ronstik/iStock/Reprodução

Ao evitar o vazamento da sujeirinha de terra, o filtro de café evita que o orifício de drenagem fique entupido, o que retém a água que poderia apodrecer as raízes. Além disso, a terra que sai com a água suja o local onde o vaso está. O ar também pode entrar livremente pelo dreno.

Filtros de café dão mais solo às plantas

Os filtros de café substituem com vantagem o uso de argila estendida ou brita no fundo do vaso porque eles são finos e, com isso, dão mais solo às plantas. Como aquelas pedrinhas não estão ocupando lugar no fundo, é possível colocar mais terra, onde as plantas poderão espalhar confortavelmente as suas raízes. 

Filtros de café retêm umidade

Fonte: Gardening Magazines/Pinterest/ReproduçãoFonte: Gardening Magazines/Pinterest/Reprodução

Como os filtros de café são absorventes, eles conseguem reter um pouco de umidade de cada regada. Essa retenção é pequena o suficiente para não causar o apodrecimento das raízes, mas é o bastante para suprir a planta naqueles dias em que você se esquece de regá-la

Filtros de café facilitam o transplante de plantas

Quando chegar a hora de transplantar sua planta para um vaso maior, garantindo que as raízes tenham mais espaço e a planta possa crescer, o filtro de café vai se mostrar um importante aliado, ao evitar que a terra solta se espalhe por todo lado. Mas, se tiver que remover o filtro para afrouxar as raízes, não se esqueça de colocar outro no vaso novo. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.