Qual a melhor maneira para lavar um colchão?

19/04/2021 às 07:002 min de leitura

Trocar o lençol da cama e as fronhas dos travesseiros é um procedimento bastante comum para quem está limpando o quarto, mas você já parou para se perguntar sobre o que acontece com o seu colchão? Por vezes esquecido, o colchão é um objeto que acumula bastante sujeira e também requer uma atenção especial.

De acordo com os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Nova York, os colchões estão repletos de fungos, bactérias e partículas microscópicas, que fazem com que esse seja o item mais sujo do seu quarto. Entretanto, limpá-lo pode ser mais simples do que parece e feito através de procedimentos acessíveis para todas as pessoas.

Lavando o colchão

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Segundo estudos feitos pela Consumer Reports, o ideal é que todas as pessoas desinfetem seus colchões uma vez a cada seis meses. Comece lidando com as áreas mais problemáticas, onde manchas e excesso de poeira são evidentes. Uma opção é contar com a ajuda de um aspirador de pó para lidar com o estofado, sempre tomando cuidado com as regiões próximas à costura do colchão.

O uso de produtos de limpeza ou detergentes pode ajudar na eficácia do processo. Uma vez que você tiver se livrado dos detritos na superfície, chegou a hora de desodorizá-lo. Despeje até 500 gramas de bicarbonato de sódio espalhados pelo colchão para alcançar uma limpeza mais profunda e deixe a química fazer seu trabalho.

Em média, esse processo possui mais eficácia quando o colchão é deixado de molho pelo período de 24 horas. Caso você não tenha a possibilidade de dormir em outro cama ou outro quarto, deixar o bicarbonato de sódio agir por pelo menos uma hora pode fazer diferença, desde que você o massageie no material.

Importância do bicarbonato de sódio

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Um dos aspectos que mais causa desconforto em colchões sujos é o aroma acumulado após meses sem ser lavado. Durante o sono, o corpo humano realiza uma troca de calor e o suor expelido acaba se acumulando no material da cama. Por isso, o uso do bicarbonato de sódio é essencial para que qualquer cheiro desagradável seja removido.

Após deixar o colchão "marinar" pelo maior tempo possível, lembre-se de passar o aspirador de pó mais uma vez para remover o excesso de pó que possa ter permanecido preso ao tecido. Depois dessas etapas, seu colchão estará novinho em folha e pronto para te proporcionar noites de sono incríveis e bastante limpas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: