6 frutais e vegetais para reaproveitar em casa

19/04/2021 às 08:002 min de leitura

Não há sensação no mundo melhor do que se alimentar de produtos frescos e de alta qualidade, sobretudo quando sabemos que eles vieram de um método de produção sustentável. Inclusive, esse é um sentimento que tem feito cada vez mais pessoas procurarem por métodos para construir suas próprias hortas caseiras e cultivarem sua própria comida dentro de casa.

Mas você tinha ideia que até alguns restos de alimento podem dar origem a uma plantação inteira? Confira só a lista de seis frutas e vegetais que podem ser reaproveitados e replantados.

1. Cebolinha

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A melhor maneira de conquistar um estoque infinito de cebolinha para temperar seus pratos é através do reaproveitamento. Salve a extremidade branca do vegetal e depois submerja essa parte na água, com a raiz apontando para o fundo e a parte cortada pra a superfície.

Posicione a vasilha em um lugar que pegue bastante sol e espere a magia acontecer. Lembre-se sempre de trocar a água todos os dias.

2. Batata-doce

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

A batata-doce é um verdadeiro sucesso no mundo fitness, mas você sabia que podia plantá-la em casa? Para isso, corte metade de uma batata-doce e suspenda-a sobre uma xícara com palitos de dente, com o lado cortado submerso na água. 

Deixe-a em um local ensolarado e observe uma muda se desenvolver. As mudas com raízes com cerca de 2,5 cm de comprimento estão prontas para serem transferidas para o solo.

3. Abacaxi

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Reaproveitar um abacaxi é bastante fácil. Corte as folhas localizadas no topo da fruta, remova qualquer excesso de fruto e replante essa parte na terra. Abacaxis não precisam de muita água para crescer, mas o processo requer bastante sol e paciência. 

Se tudo der certo, você terá um abacaxi novinho em folha dentro de 20 a 24 meses.

4. Pimenta

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Talvez um dos vegetais preferidos nas horas caseiras seja a pimenta. Isso ocorre porque vários tipos de pimentas podem ser replantadas através do reaproveitamento de sementes. 

Portanto, sempre quer for cozinhar utilizando alguma pimenta, lembre-se de separar algumas sementes e colocá-las em solo fértil e com acesso à luz solar. Além de crescer bastante rápido, a planta não precisa de muitos cuidados.

5. Tomate

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Assim como as pimentas, o tomate só precisa das sementes para poder ser replantado. Seque-as com uma folha de papel toalha e coloque-as em um vaso de terra dentro de casa. Quando a planta ficar alguns centímetros para fora da terra, transfira-a para uma área mais ensolarada.

6. Maçã

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Se você é do tipo de pessoa com um quintal grande e bastante espaço de plantação, que tal assumir um projeto mais ousado e desenvolver sua própria macieira? Separe as sementes de um fruto após comê-lo, seque-as e plante-as na terra. 

O processo pode durar alguns anos até ser finalizado, mas no fim das contas você terá uma árvore linda e pronta para te retribuir por todo empenho colocado em seu crescimento. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: