10 profissões do futuro para apostar hoje

05/05/2021 às 09:002 min de leitura

A tecnologia domina cada vez mais as rotinas de trabalho e é responsável por tornar algumas funções obsoletas. O relatório "The Future of Jobs", do Fórum Econômico Mundial, de 2020, traz a afirmação de que pelo menos 65% das crianças em idade escolar hoje terão uma profissão no futuro que até o momento são desconhecidas.

Por outro lado, esse mesmo cenário de transformações faz surgir novas necessidades de atuação. Em um levantamento do Center for The Future of Work, são descritas 21 profissões que ainda não existem mas são uma aposta para os próximos anos. Confira 10 delas a seguir:

1. Alfaiate digital

Disponibilização de serviços online transformou profissões. (Fonte: Unsplash)Disponibilização de serviços online transformou profissões. (Fonte: Unsplash)

O nome traduz: essa pessoa é responsável por tirar medidas e ajustar roupas de clientes por meios digitais. Ter familiaridade com as plataformas e experiência em moda são diferenciais.

2. Analista de cybercidade

Analisa e gerencia fluxos relacionados à dinâmica urbana: população, vegetação, deslocamentos, entre outros. É necessário ter expertise com dados e formação na área.

3. Coach de bem-estar financeiro

O profissional auxilia pessoas que querem ajustar suas finanças. É preciso ter formação e experiência em economia ou negócios.

4. Conselheiro de compromisso de saúde

Atua de forma semelhante a um coach, mas focado no monitoramento e evolução da saúde de seus clientes. Precisa de formação em áreas da saúde, da atividade física ou ambos.

5. Detetive de dados

Maior parte das profissões do futuro está relacionada à tecnologia. (Fonte: Pexels)Maior parte das profissões do futuro está relacionada à tecnologia. (Fonte: Pexels)

Com uma base gigante de dados em mãos, o profissional analisa resultados e questiona-se sobre eles com seu conhecimento treinado em lógica e matemática.

6. Diretor de portfólio genômico

No campo da biotecnologia, ele vai desenvolver produtos com conhecimento em genômica e habilidades de negociação.

7. Gerente de equipe humanos-máquinas

Atua justamente na harmonia entre trabalhadores e suas máquinas de trabalho, com foco no hibridismo. Precisa aliar o conhecimento em tecnologia com aptidões sociais.

8. Mestre de edge computing

Responsável por gerenciar a rede de computação em nuvem, ele deve ter conhecimento e experiência em internet das coisas.

9. Oficial de ética de sourcing

Com experiência em meios corporativos, habilidades de comunicação e conhecimentos legais, ele analisa bens, serviços e gastos de uma determinada empresa.

10. Walker/Talker

Habilidades sociais ainda serão importantes nas profissões do futuro. (Fonte: Pexels)Habilidades sociais ainda serão importantes nas profissões do futuro. (Fonte: Pexels)

Pode ser traduzido literalmente como alguém responsável por escutar e falar. Vai prestar essas funções como serviço por meio de plataformas online para clientes idosos ou com alguma necessidade especial.

Vale lembrar que existem opções de atuação ainda desconhecidas, assim como a formação, os conhecimentos e as experiências exigidas para exercê-las.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: