6 truques de comportamento para aumentar sua persuasão

20/05/2022 às 02:003 min de leitura

A vida é coletiva, o que significa precisar da ajuda de outras pessoas no seu dia a dia. Porém, você sabe como ter o que quer? A não ser que você seja um craque em hipnose, o melhor a fazer é acompanhar as dicas sobre técnicas comportamentais que podem te auxiliar.

Sim, a ciência comprova que alguns detalhes do comportamento humano podem facilitar a que você obtenha o que deseja, sem ter que lançar feitiço em alguém. Em especial, no ambiente de trabalho, saber como lidar pode ser fundamental a crescer na carreira e ser bem-sucedido em suas metas. Confira nossas dicas.

1. Seja claro sobre o que quer

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Há um ditado que diz que "óbvio é o que está no papel". Em suma, isso significa dizer que as pessoas só assumirão algo como concreto se tiverem a clareza e a objetividade sobre o assunto. Trazendo para a nossa lista, sempre que você quiser que alguém faça algo para você ou aja de uma maneira determinada, seja direto e explícito.

Não deixe nenhum detalhe nas entrelinhas, pois o que pode parecer óbvio para você talvez não o seja para outra pessoa. Para potencializar a compreensão, esteja próximo, fale com calma e não seja vago.

2. Escolha o melhor momento

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

A hora em que você vai solicitar algo de outra pessoa é fundamental. E isso não é um detalhe burocrático, mas uma leitura sobre a suscetibilidade das pessoas, ou seja, o quanto elas estão propensas a serem influenciadas por algo. Tem menos ligação com a hora propriamente dita e mais com o momento.

Tente prestar atenção em quando o outro indivíduo esteja mais relaxado, desocupado e mais atento a um diálogo. Esses detalhes facilitarão com que você consiga um sim sobre a missão ou desejo que tem em mente.

3. Trabalhe a linguagem corporal

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Linguagem corporal é quase tudo quando você precisa fazer com que alguém lhe atenta a um pedido. Por exemplo, uma postura mais arqueada se estiver sentado dá a sensação de maior poder e firmeza.

Esforçar-se a manter feições mais serenas mesmo quando o assunto é muito sério influencia que as pessoas sintam confiança em você, e não medo. A delicadeza em seus movimentos também auxilia a desconstruir a imagem de tensão e ansiedade, criando um cenário propenso ao aceite de uma missão, por exemplo.

4. Mantenha contato visual

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Manter contato visual com as pessoas é muito importante quando você quer obter algo. Claro, isso exige um olhar educado e não um esquisito. Pesquisadores comportamentais afirmam que manter contato visual quando está falando com alguém aumenta a atração das ideias, estimula a compreensão e confere um ar de honestidade à sua fala.

Ainda que o olho no olho possa ser difícil para algumas pessoas, um bom olhar, mesmo que por momentos breves, vai agir em seu favor. E o melhor: essa é uma técnica que pode ser aprimorada, basta exercitá-la.

5. Crie intimidade

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Veja bem, criar intimidade é muito diferente de forçar intimidade, ou amizade. Quando alguém se sente íntimo, isto é, mais próximo a outra pessoa, a possibilidade de que ela faça o que deseja é maior. Contudo, é preciso ter cuidado nesse ponto, para não soar como uma aproximação forçada.

A intimidade pode ser condicionada por diferentes comportamentos, como estar atento a histórias que a pessoa conta, saber seu nome e chamá-la por ele (ao invés de um pronome indefinido) também ajuda muito. Essa é uma ferramenta muito poderosa, mas lembre-se que a linha entre ser íntimo e ser invasivo é muito tênue.

6. Use a tranquilidade como aliada

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

A tranquilidade é importante em qualquer situação, mas é maior ainda quando você está em busca de ter um desejo atendido, por exemplo. Por essa razão, esteja atento à cadência, ao tom e à velocidade com que você se comunica.

Além de facilitar com que ouçam e compreendam o que você precisa, ajuda que o subconsciente da pessoa com quem esteja falando acredite que você tem domínio da situação. É uma técnica muito clara: uma pessoa calma também é vista como sábia, e o público é muito mais persuadido por um perfil como este.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: