Quando os seres humanos começaram a usar roupas?

12/07/2018 às 07:302 min de leitura

Calças, vestidos, blusas, casacos: tudo isso faz parte do dia a dia da humanidade há muitos e muitos séculos. No entanto, será que é possível determinar exatamente a quanto tempo os seres humanos usam roupas?

Essa questão é um desafio até para os mais especializados pesquisadores. Entretanto, alguns deles realizaram muitos estudos para, pelo menos, chegar a uma época aproximada de quando isso aconteceu. Afinal, determinar exatamente quando a humanidade começou a usar vestimentas é um desafio.

Na era pré-histórica, as roupas seriam basicamente compostas de peles e carcaças de animais, que se degradavam rapidamente. Portanto, há poucas evidências arqueológicas que podem ser utilizadas para determinar a data exata em que as roupas começaram a ser usadas.

Algumas suposições

Ao longo dos anos, existiram várias teorias diferentes com base naquilo que os arqueólogos foram capazes de encontrar. Por exemplo, baseando-se em pesquisas genéticas da coloração da pele, os seres humanos perderam os pelos do corpo em torno de um milhão de anos atrás, quando provavelmente passaram a usar algo para se aquecer.

No entanto, as primeiras ferramentas cortantes (para a caça e corte do couro) datam de 780 mil anos atrás, sendo que as peles de animais serviam também a outros usos antes mesmo de ser aplicado à vestimenta, tais como o fornecimento de abrigo.

Já a costura, começou a aparecer a cerca de 40 mil, mas as ferramentas para isso (como algum tipo de agulha) eram bem mais complexas. A partir dessas teorias, os cientistas passaram a buscar dados alternativos, que poderiam ajudar a encontrar uma resposta sobre quando começamos a cobrir os nossos corpos.

A teoria do piolho

Um estudo recente da Universidade da Flórida concluiu que os seres humanos começaram a usar roupas de cerca de 170 mil anos atrás, alinhando-se com o fim da segunda e última era glacial. E como eles concluíram isso? Ao estudar a evolução dos piolhos!

Fonte da imagem: Shutterstock

Para isso, os cientistas observaram que os piolhos de vestuário eram extremamente bem adaptados às roupas e, com isso, chegaram à hipótese de que esses bichinhos que habitavam o corpo dos homens há milhares de anos devem ter evoluído e se adaptado para viver nas peças.

O estudo utilizou um sequenciamento de DNA dos piolhos para calcular a sua evolução genética. Os resultados mostraram que as roupas apareceram cerca de 70 mil anos antes de os humanos começarem a migrar para o norte da África em climas mais frios. E a criação do vestuário foi, provavelmente, um dos fatores que fizeram essa migração possível.

Sobre a transição do uso das peles de animais para tecidos, o primeiro item pode ter sido um ancestral do feltro. A partir daí, os primeiros seres humanos assumiram a tecelagem há 27 mil anos com base em impressões têxteis. A partir daí, civilizações antigas mais recentes descobriram muitos materiais que poderiam se adequar em roupas. Por exemplo, os antigos egípcios produziram linho em torno de 5.500 a.C., enquanto há indícios de que os  chineses começaram a produzir seda por volta de 4.000 a.C.

*Publicado originalmente em 12/09/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: