Descoberta de “semente” alienígena na estratosfera intriga cientistas

09/03/2015 às 04:422 min de leitura

Pesquisadores do Reino Unido acreditam ter descoberto um microrganismo alienígena que teria sido enviado ao nosso planeta para se reproduzir na Terra. De acordo com Nathan Rao do portal Sunday Express, se trata de um minúsculo objeto circular metálico que foi coletado juntamente com outras partículas por meio de um balão enviado à estratosfera.

Segundo Nathan, a equipe liderada pelo astrobiólogo Milton Wainwright da Universidade de Buckingham, explicou que a “bolinha” é composta de titânio e vanádio, possui tamanho equivalente à espessura de um fio de cabelo e conta com filamentos em seu exterior. Além disso, os pesquisadores detectaram material biológico — descrito como uma espécie de “meleca” potencialmente infecciosa — vazando de seu interior.

Origem desconhecida

Balão meteorológico semelhante ao enviado pelos cientistas britânicos à estratosfera

Conforme explicaram, os cientistas enviaram balões meteorológicos a 27 mil metros de altitude e, depois de recuperar os materiais, descobriram uma pequena marca indicando que a pequena partícula não havia simplesmente aderido à superfície do balão como as demais. Segundo eles, a “aterrissagem” da esfera metálica teria sido um pouco mais dramática, deixando uma pequena cratera de impacto, indicando que o objeto teria vindo de bem longe.

De momento, os cientistas desconhecem a origem da esfera ou qual é o seu verdadeiro propósito, mas acreditam que ela tenha chegado até Terra possivelmente viajando em um cometa — e que o material contido em seu interior poderia ser DNA extraterrestre.

Panspermia confirmada?

Uma das teorias propostas pelos pesquisadores seria a de que essa partícula teria sido enviada ao nosso planeta por uma civilização alienígena para semear o nosso planeta com vida. Entretanto, os pesquisadores também levantaram a possibilidade de a esfera ter sido mandada para infectar seres humanos com doenças desconhecidas e, quem sabe, letais.

E se você pensa que essa teoria é um tanto quanto absurda, saiba que ela foi proposta por ninguém menos do que Francis Crick que, como você sabe, recebeu um prêmio Nobel — juntamente com James Watson — pela descoberta da estrutura da molécula de DNA. Conhecida como panspermia, ela sugere que a vida vem se espalhando pelo Universo através de “caronas” em cometas e meteoritos.

Semente alienígena

Os pesquisadores chamaram a pequena esfera de “semente alienígena”, e têm consciência de que terão que enfrentar um longo caminho e muita especulação antes de conseguir provar à comunidade científica que sua teoria está correta. No entanto, eles esperam que até lá possam descobrir mais detalhes sobre a suposta civilização alienígena que teria enviado a partícula metálica até a Terra.

De acordo com a equipe da Universidade de Buckingham, a NASA também está enviando balões à estratosfera para coletar amostras e, se tiverem sorte, a agência espacial chegará a resultados parecidos aos dos cientistas britânicos após a análise do material.

Segundo Nathan, esta é a primeira vez que algo desse tipo é descoberto por cientistas “terráqueos” e, caso os pesquisadores estejam certos, a pequena esfera não só aponta para a possível existência de vida extraterrestre, mas de organismos complexos e inteligentes que vêm observando o nosso planeta. E você, caro leitor, o que acha disso?

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: