'O café de ontem é o café de hoje': no espaço, 90% do líquido é reciclado

20/01/2017 às 10:002 min de leitura

Se você, assim como muitas pessoas, vive sonhando em um dia poder assumir o papel de um astronauta e fazer viagens espaciais, é provável que a informação a seguir possa te desencorajar. De acordo com a própria NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, 90% do líquido utilizado nas estações espaciais – incluindo aquele usado para produzir os cafés – são reciclados a partir de outras fontes, como o suor e a urina.

Isso significa que, de acordo com as palavras da própria NASA, "o café de ontem é o café de hoje". Porém, o objetivo da agência espacial não é causar nojinho nas pessoas que se deparam com essa informação. Ser capaz de purificar a água condensada, o suor e a urina são feitos que merecem destaque, e é isso que a NASA pretende fazer.

Nas estações espaciais, 90% da água utilizada são provenientes da reciclagem do suor, da condensação e até da urina.

"Processador de urina"

O "processador de urina" é uma das máquinas de maior destaque nessa evolução alcançada pela NASA. Além de transformar o líquido expelido pelo humano em água potável, o equipamento adiciona íons de cálcio à solução, componentes que o corpo humano excreta em maior quantidade quando está submetido à gravidade zero.

O "processador de urina", uma das máquinas responsáveis pela mágica de transformar urina em água.

A NASA também se orgulha de ter desenvolvido um método para permitir que os astronautas bebam o café através de um "copo convencional". Em vez de usar um saquinho e um canudo, os viajantes do espaço podem usar um objeto que simula a passagem do líquido para a boca através de condutores que imitam o que aconteceria em um ambiente com gravidade. Afinal, lá no espaço, o café não "desce" como acontece aqui na Terra.

"O café de ontem é o café de hoje".

É provável que essas preciosas informações a respeito da agência espacial dos Estados Unidos não sejam o suficiente para aceitar o fato de que o seu café está sendo criado com base no café de ontem – ou pior, de sua urina. Mas é muito bom saber que a tecnologia ajuda a desenvolver métodos de sobrevivência que auxiliam os viajantes do espaço em suas longas jornadas.

Via TecMundo.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: