7 fenômenos naturais impressionantes que você provavelmente não conhece

19/06/2019 às 12:003 min de leitura

Diferentes tipos de fenômenos naturais ocorrem em nosso planeta e, muitas vezes, passam completamente despercebidos aos nossos olhos. Por mais que nós não vejamos esses acontecimentos naturais de perto, como a aurora boreal ou certos eclipses, sabemos que eles existem. Entretanto, alguns fenômenos um tanto desconhecidos chamam a atenção pelas suas características raríssimas e belezas singulares. Confira uma lista com sete desses impressionantes episódios:

1 – Bioluminescência nos mares

Fonte da imagem: Reprodução/Cracked

Fonte da imagem: Reprodução/Cracked

Apesar de a imagem parecer ser de um filme do futuro ou de uma balada para peixes, o resultado ocorre graças às algas que se encontram na região. Esse evento é bastante raro de ocorrer próximo das praias, normalmente sendo encontrado em alto mar ou perto de embarcações. Entretanto, quando o número de plânctons é excessivamente grande, as impressionantes luzes azuis podem se manifestar perto da costa.

Quando as ondas batem na areia o efeito e o brilho das algas é ainda maior. Apesar de elas serem bastante inofensivos aos humanos, o exagero de algas não é algo bom para os peixes, já que os níveis de oxigênio da água são diminuídos. Bonito, porém não muito saudável para o mar.

2 – Flores congeladas

Fonte da imagem: Reprodução/CrackedFonte da imagem: Reprodução/Cracked

Por mais irreal que possa parecer, essas coisas que você vê na imagem não são seres vivos – não são plantas de verdade. Trata-se de um evento raro que pode ocorrer em regiões de temperaturas extremas quando pequenas quantidades de gelo que flutuam na água congelam as gotas ao seu redor e criam uma reação em cadeia. O resultado? Uma floricultura feita de gelo e que desliza sobre a água.

Nesse fenômeno, o gelo cresce ao redor de pequenos blocos em formatos imperfeitos, como se fossem espinhos congelados. O interessante é que o grau de bactérias e pequenos organismos que são encontrados dentro das flores congeladas é bastante alto, muito maior do que na água do oceano. Os pesquisadores acreditam que as flores congeladas abrigam seus próprios ecossistemas de modo temporário, favorecendo a vida e a sobrevivência desses pequenos organismos durante as temperaturas extremas.

3 – Chaminés de neve

Fonte da imagem: Reprodução/CrackedFonte da imagem: Reprodução/Cracked

No vasto território permanentemente congelado da Antártida existem inúmeros vulcões que estão ativos. Entretanto, com o tempo extremamente gelado, somente alguns deles entram em erupção. Com o calor gerado nas profundezas e no interior desses vulcões, os gases e o vapor criados são expelidos constantemente.

Porém, quando os gases quentes entram em contato com o ar absurdamente gelado da superfície, eles congelam e formam essas bizarras construções chamadas de chaminés congeladas. Elas se acumulam com o passar dos anos e formam estruturas relativamente finas e pontiagudas, que sempre estão expelindo o vapor produzido na terra.

4 – Arco-íris lunar

Fonte da imagem: Reprodução/Cracked

Antes que você ache que essa imagem é falsa, podemos explicar. Os arco-íris noturnos realmente podem ocorrer, por mais que sejam considerados bastante raros. Esse evento ocorre quando partículas de água entram em contato com o reflexo da luz solar projetado na superfície da Lua. Por mais que não tenha a mesma intensidade de um arco-íris comum, eles são um pouco visíveis.

Entretanto, registrar a foto de um arco-íris lunar não é algo fácil. Já que ele não é muito claro, são necessárias câmeras específicas e de longa exposição para que eles possam ser devidamente capturados.

5 – Cilindros de neve

Fonte da imagem: Reprodução/CrackedFonte da imagem: Reprodução/CrackedFonte da imagem: Reprodução/Cracked

Esses curiosos cilindros de neve são formados naturalmente quando pequenos flocos são soprados pelo vento. O material é colhido de modo irregular, formando os cilindros dos mais variados formatos e tamanhos, porém sempre com um característico furo no centro.

A velocidade do vento é um dos fatores determinantes para o sucesso de formação dos cilindros, que podem possuir o tamanho de bolinhas de tênis ou mais de dois metros de altura. O tipo da neve também é importante, já que algumas são mais frágeis e outras espessas. Nem é preciso dizer que o evento é bastante raro, ocorrendo principalmente na América do Norte e na Europa.

6 – Arco-íris de fogo

Fonte da imagem: Reprodução/CrackedFonte da imagem: Reprodução/Cracked

As nuvens que se encontram em altitude bastante elevada frequentemente possuem pequenos cristais de gelo dentro de si. Quando eles são atingidos pelos raios solares, em ângulos específicos, são capazes de originar o efeito da refração e criar um arco-íris horizontal, sem necessidade de chuvas. O resultado é impressionante, capaz de pintar cores nas nuvens nos mais irregulares formatos.

7 – Dedo de gelo

Fonte da imagem: Reprodução/Cracked

Esse impressionante e raro acontecimento da natureza foi somente descoberto nos últimos anos. Chamado em inglês de "Brinicle", o curioso fenômeno ocorre quando o gelo da superfície da água é tão intenso que uma determinada quantidade começa a descer ao chão – congelando tudo o que encontra no caminho.

Isso acontece quando o gelo recém-formado intensifica a quantidade de sal encontrado na água consideravelmente, originando um dedo de gelo e sal capaz de congelar a água ao redor dele e se expandir em direção ao chão de modo bastante resistente. Quando essa coluna de gelo atinge o fundo, tudo o que está em seu entorno é congelado, criando uma espécie de rio de gelo. Confira o vídeo para entender melhor:

...

E você, conhece outros fenômenos raros e poucos conhecidos que a natureza é capaz de proporcionar? Se sim, compartilhe com a gente nos comentários. 

*Publicado em 30/8/2013

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: