Por que é que a água do mar é azul?

16/06/2019 às 06:102 min de leitura

Você já se perguntou por que é que o mar é — quando não verdinho — azul? Afinal, a água deveria ser transparente, não é mesmo? Mas, na verdade, existem algumas hipóteses para responder a essa questão, relacionadas com a Física, a forma como a luz se comporta e a composição dos oceanos.

A água do mar pode, na realidade, apresentar várias cores, dependendo das partículas que estiverem em suspensão nela, da quantidade de luz solar incidindo sobre ela e da profundidade. Além disso, as cores que enxergamos dependem dos comprimentos de onda da luz que a água reflete e que são visíveis para os nossos olhos. É aqui que entra a Física...

Óptica!

Fonte da imagem: pixabay

Dependendo da composição de determinado material, os diversos comprimentos de luz viajam por ele de maneira diferente. No caso da água do mar, o comprimento de onda próximo ao espectro do azul viaja até profundidades maiores, enquanto que os comprimentos de onda mais claros — vermelhos, amarelos e laranjas — são absorvidos mais rapidamente.

Além disso, as moléculas de água ajudam a propagar o comprimento de onda azul, absorvendo os comprimentos de onda mais claros e refletindo os tons de azul em diversas direções. É por essa razão que percebemos a cor dos oceanos como sendo azul. Mas e os mares com águas verdinhas ou até marrons?

Cores

Fonte da imagem: pixabay

No caso do mar verde, é possível que exista uma grande abundância de sedimentos ou plantas marinhas na água, interferindo na forma como a luz é refletida. Já no caso das águas marrons, que normalmente ficam assim depois da passagem de alguma tempestade, a cor se deve à ação do vento e das correntes mais agitadas, que coletam mais areia e sedimentos que, por sua vez, ficam em suspensão na água.

Por último, outra hipótese é a de que a água reflete o azul do céu, embora esse efeito somente ocorra quando o mar se encontra bem tranquilo e em ângulos relativamente baixos. De qualquer forma, a maior parte dos oceanos é completamente escura, pois bem pouca a luz é capaz de chegar a profundidades superiores a 200 metros e nenhuma luz penetra a mais de mil metros. E você, leitor, conhece mais alguma razão para as águas dos mares serem azuis?

*Publicado originalmente em 26/06/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: