10 imagens que mostram o mundo através da lente dos satélites

18/05/2017 às 02:003 min de leitura

O Projeto Daily Overview, fundado pelo nova-iorquino Benjamin Grant, surgiu de um conceito chamado Overview Effect (Efeito Panorama, em tradução livre) que se refere à sensação que os astronautas têm ao olhar para a Terra durante as suas viagens e vê-la como um todo, percebendo a totalidade da beleza do nosso planeta.

A iniciativa visa mostrar vistas panorâmicas de satélites em plataformas como Google Earth, Apple Maps e Digital Globe para que entendamos qual é o efeito da atividade humana em várias paisagens. Conversamos com Benjamin e ele nos explicou como funciona o trabalho com as imagens:

“Eu construo os panoramas ‘costurando’ várias fotos de satélites para criar uma imagem concisa. Quando tenho a montagem completa eu a corto, reoriento e, em seguida, faço correções leves de cores para evidenciar determinados detalhes ou colorações ou tornar a imagem mais clara”.

Confira algumas das mais incríveis montagens feitas por Grant para o projeto:

1 — Arco do Triunfo – Paris, França

Você provavelmente já viu esse monumento, mas sabia que ele é localizado no centro de 12 avenidas e que elas formam um efeito incrível quando vistas de cima?

2 — Praia de Bondi – Sidney, Austrália

É um dos principais pontos turísticos da cidade e provavelmente seria mais visitado ainda se as pessoas vissem isso.

3 — Passagem de Stelvio – Itália

Esta é a estrada pavimentada mais alta nos Alpes Orientais, com uma elevação de 2,75 km em relação ao nível do mar, e é acessível apenas entre os meses de junho e setembro. Incrível, não?

4 — Terraços de Arroz – Yuanyang, China

As plantações de arroz da China são gigantescas, e este terraço que parece uma escadaria alagada enorme tem uma beleza particular quando é visto por satélite.

5 — Monte Taranaki – Ilha Norte, Nova Zelândia

Também conhecido como Monte Egmont, é um estratovulcão (vulcão em forma de cone) ativo. A vegetação e as áreas de plantio formam um contraste muito interessante.

6 — Ponte Golden Gate — São Francisco, Estados Unidos

Você já deve tê-la visto várias vezes em filmes e séries. Ela tem 2,7 km de extensão, mas parece ser minúscula nesta captura.

7 — Durrat al Bahrain – Bahrain

É um incrível conjunto de ilhas artificiais localizadas em Bahrain, país próximo do Golfo Pérsico, que custaram estimados 6 bilhões de dólares para serem construídas.

8 — Brasília, Brasil

A imagem acima é apenas da Ponte Juscelino Kubitschek, um dos principais monumentos da cidade. A diferença de cores e formas na captura da imagem da cidade vista de cima cria uma composição linda.

9 — Central Park – Nova York, Estados Unidos

Assim como a ponte Golden Gate, esse parque também é famoso por ser citado ou fazer parte dos cenários de várias produções hollywoodianas. Por meio da imagem abaixo é possível perceber quão grande ele é.

 10 — Distrito de Eixample — Barcelona, Espanha

A sensação de simetria dos quarteirões é simplesmente de tirar o fôlego.

Quer ver mais imagens como essas? Entre no site do Daily Overview e confira todas as capturas que são disponibilizadas gratuitamente ou compre um pacote na área de “printshop”.

*Publicado em 19/11/2015

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: