publicidade

Você já ouviu falar de Baba Vanga, que previu o fim do mundo em 5079?

29/09/2015 às 12:133 min de leitura

Você já ouviu falar na vidente Baba Vanga? A búlgara se tornou bastante popular na década de 1960 após o governo da Bulgária instaurar o Instituto de Sugestiologia e Parapsicologia, pois acreditava que a clarividência era extremamente importante dentro do campo científico. Mas será que as profecias de Baba Vanga tinham algum fundamento?

A mulher nasceu em 31 de janeiro de 1911 e aos 30 anos teria recebido a visita do espírito de um cavaleiro de armadura. Ele teria dito: “O mundo está à beira de um desastre. Milhões de pessoas vão morrer e você, aqui, profetizará. Não fique com medo. Eu direi o que você deve falar”. O mundo estava vivenciando, naquele momento, a Segunda Guerra Mundial.

Que Nostradamus, que nada... Conheça a vidente mais poderosa da história! E depois comente no Fórum do Mega Curioso

A cegueira e o dom da premonição

O dom da premonição de Baba Vanga, entretanto, vem de muito antes. Segundo a lenda, já na infância ela era capaz de encontrar objetos escondidos em seu quintal – e isso de olhos fechados! Com 12 anos, porém, uma tempestade teria erguido o seu corpo e o jogado bem longe.

No acidente, Baba Vanga teria ficado com os olhos cobertos de areia. Pouco depois disso, sua visão foi sumindo gradativamente até ela se tornar completamente cega. Quatro anos depois disso, ela já usava sua “visão interior” para fazer previsões do futuro. Seu dom chegou a atrair, inclusive, personalidades!

Adolf Hitler teria saído chateado de uma conversa com Baba Vanga. Stalin teria mandado prendê-la depois que ela previu sua morte – o que de fato aconteceu no ano seguinte. Esse dom também tinha o seu preço: ela profetizou que seu irmão seria assassinado em uma festa e novamente acertou no que estava dizendo.

Casa na qual Baba Vanga teria começado a desenvolver seus dons premonitórios

Previsões de Baba Vanga falam até sobre o fim do mundo!

Por todos esses acertos, a fama só aumentava. Tanto que ela foi a primeira funcionária pública do mundo a ser contratada por seus dons premonitórios. Entre suas profecias para o futuro, podemos dizer que a China se tornará a maior potência mundial em 2018; a órbita da Terra será alterada em 2023; o comunismo dominará o mundo em 2076; o homem criará um Sol artificial em 2100 e as pessoas se tornarão robôs em 2111.

E não para por aí! Muito mais previsões são atribuídas à vidente búlgara. A colônia humana em Marte pedirá independência da Terra em 2183; duas erupções vulcânicas de grande porte serão impedidas em 2187; as Leis da Física vão se alterar em 2271; a viagem no tempo será inventada em 2288; haverá uma guerra em Marte em 3005; descobriremos a cura para todas as doenças em 4304; a maldade e o ódio sumirão em 4308; os humanos se tornarão imortais em 4599; chegaremos ao limite do Universo em 5076, e o mundo vai acabar três anos depois.

O Universo como nós conhecemos irá acabar em 5079

Será que tudo isso é verdade?

As previsões de Baba Vanga parecem saídas de um curioso filme de ficção científica, não acham? Porém, em julho deste ano, o site E-farsas procurou desmistificar essa história toda e foi atrás de provas concretas sobre a existência dessa poderosa vidente.

Baba Vanga de fato existiu: nasceu com o nome de Vangelia Pandeva Dimitrova, em 1911, e faleceu aos 85 anos, em agosto de 1996. Ela de fato ajudava as pessoas carentes, além de distribuir conselhos e ensinamentos. O resto não passa de uma grande lorota que se popularizou na internet. Até 2006, por exemplo, não havia nenhum registro sobre suas incríveis profecias. Curioso, não?

Baba Vanga realmente existiu e era cega – todo o resto, porém, foi inventado

Tendo previsto tanta coisa interessante, era de se imaginar que existiriam artigos em todos os cantos do mundo sobre suas previsões. Por que será que isso não ocorre? Simples: porque na internet é muito fácil de propagar histórias sem pé nem cabeça. O jornal búlgaro 24 Chasa encontrou uma amiga de Baba Vanga, Boyka Marinova, que desmentiu todas as histórias mirabolantes envolvendo o nome dela.

De fato ela perdeu a visão aos 12 anos, fora isso nada mais é real. Nada de encontro com Hitler ou prisão por prever a morte de Stalin. Nada da descoberta da imortalidade do homem e do fim do universo. Mas se você gosta de uma história fantasiosa, pode continuar acreditando – algumas coisas estão tão distantes que nem estaremos aqui para saber se ela “acertou”.

***

Gostaram dessa história divertida? A sugestão foi dada pelo leitor Jean Carlo, que já sabia que Baba Vanga não era tudo aquilo que alguns textos dizem sobre ela na internet. Por isso, sempre duvidem de histórias mirabolantes divulgadas sem nenhuma fonte comprobatória – a internet está cheia disso!

E se você tiver alguma sugestão, não deixe de nos enviar! Vamos adorar contar a história – por mais fantasiosa que ela seja!

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: