Confira a estimativa de mortos de 5 conflitos históricos sangrentos

23/03/2019 às 07:003 min de leitura

Como você deve saber, estima-se que perto de 18 milhões de pessoas tenham perdido suas vidas durante a Primeira Guerra Mundial e que esse número pulou para aproximadamente 70 milhões durante a Segunda Grande Guerra. Entretanto, a História foi palco de incontáveis conflitos sangrentos, e nós aqui do Mega Curioso reunimos 5 deles — a partir de uma seleção de Petr Habarta, do portal List25 — para você conferir. Veja:

1 – O Cerco de Jerusalém

O Cerco de Jerusalém aconteceu no ano de 73 e teve um número de mortos estimado em 1,1 milhão de pessoas. O conflito foi um evento decisivo da Primeira Guerra Judaico-Romana e ocorreu quando o exército romano sitiou e conquistou Jerusalém — que havia sido ocupada por defensores judeus.

Estimativa de mortos: 1,1 milhão de pessoas

O cerco terminou com os romanos saqueando e dominando a cidade e com a destruição do Segundo Templo, construído pelos judeus depois de seu regresso a Jerusalém — após seu exílio na Babilônia — no mesmo local onde antes se encontrava o antigo Templo de Salomão.

2 – Conquistas de Tamerlão

As Conquistas de Tamerlão, um conquistador e líder militar muçulmano de origem turco-mongol, ocorreram entre os séculos 14 e 15 e resultaram na morte de um número estimado entre 8 e 20 milhões de pessoas, dependendo da fonte consultada.

Estimativa de mortos: entre 8 e 20 milhões de pessoas

Em pouco mais de 20 anos, Tamerlão conquistou nada menos do que 8 milhões de quilômetros quadrados e se tornou um dos maiores governantes do mundo muçulmano. Durante esse período, seus exércitos atravessaram a Eurásia, de Deli a Moscou, e da cordilheira Tian Shan, na Ásia Central, até os montes Tauro, na Anatólia, passando por Pérsia, Iraque e Armênia, arrasando, conquistando e reconquistando tudo em seu caminho.

3 – Conquista das Américas

Apesar de o processo de colonização europeia das Américas tecnicamente ter tido início entre os séculos 10 e 11 com o breve estabelecimento de assentamentos vikings no litoral do Canadá, foi só a partir de 1492, quando Cristóvão Colombo chegou por aqui com os espanhóis, que as conquistas realmente começaram.

Estimativa de mortos: entre 8,5 e 138 milhões de pessoas

Por conta da falta de consenso sobre o número de habitantes que viviam nas Américas antes da chegada dos conquistadores espanhóis, existe um grande debate sobre quantas pessoas morreram durante os cerca de 200 anos de guerras e batalhas ferozes entre colonizadores e nativos. No entanto, as estimativas apontam que entre 8,5 e 138 milhões de pessoas perderam a vida.

4 – Guerra dos Três Reinos

A Guerra dos Três Reinos consistiu em uma série de conflitos armados que ocorreram na China entre os anos 220 e 280. Durante esse período, três reinos — o Wei, o Wu e o Shu — se engalfinharam com o objetivo de unificar as dinastias, criar uma única nação e ver quem ficaria no comando de tudo, evidentemente.

Estimativa de mortos: entre 36 e 40 milhões de pessoas

Como resultado, a Guerra dos Três Reinos ficou conhecida como um dos períodos mais violentos da história chinesa, e as estimativas apontam que as inúmeras — e brutais — batalhas travadas levaram à morte de um número estimado entre 36 e 40 milhões de pessoas.

5 – Conquistas Mongóis

As invasões e conquistas mongóis aconteceram principalmente no decorrer do século 13, e, na virada do século seguinte, o Império Mongol já ocupava boa parte da Ásia e do leste europeu. É claro que essa dominação toda não aconteceu por meio de negociações e acordos amigáveis!

Estimativa de mortos: entre 40 e 70 milhões de pessoas

De acordo com os historiadores, as Conquistas Mongóis estão entre os conflitos mais atrozes da história da civilização humana e, segundo as estimativas, de 40 a 70 milhões de pessoas morreram em consequência das invasões.

***

E aí, caro leitor, você já conhecia as estimativas sobre os números de mortos nos conflitos que descrevemos acima? Aliás, se você curte o assunto e tem interesse em saber mais, deixe o seu comentário abaixo — e nós aqui do Mega Curioso reuniremos mais batalhas sangrentas para você conferir!

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: