Evidências sugerem que a Amazônia já esteve duas vezes no fundo do mar

05/05/2017 às 13:112 min de leitura

Hoje em dia, vários dos lugares em que vivemos já estiveram inundados pelos mares em eras passadas. Porém, você consegue imaginar que até mesmo a Amazônia passou por esse processo? E não apenas uma vez: acredita-se que a região já esteve submersa pelo menos duas vezes pelo mar do Caribe.

Até hoje não existe um consenso de como a região amazônica se formou. Agora, uma equipe do Instituto de Pesquisa Smithsonian diz ter encontrado um minúsculo dente de tubarão e um pedaço de lagosta-boxeadora dentro de poços de perfuração de petróleo da Amazônia. “Os registros no leste da Colômbia e no noroeste do Brasil mostram claramente dois eventos de curta duração em que a água do oceano inundou o que é agora a parte noroeste da bacia amazônica”, disse Carlos Jaramillo, autor do estudo.

Claro que nem todo mundo está convencido de que a área realmente já foi inundada pelo mar. “Geólogos discordam sobre as origens desses sedimentos, mas nós fornecemos provas claras de que eles são de origem marinha e que os eventos de inundações foram bastante breves”, enfatiza Jaramillo.

Imagem mostra o que aconteceria nos dias de hoje se o nível do mar subisse 80 metros

A primeira dessas inundações teria ocorrido entre 17 e 18 milhões de anos atrás e a segunda, entre 12 e 16 milhões de anos. Foram encontradas duas camadas de sedimentos supostamente marinhos, separadas por outra camada não marinha. Foram analisadas mais de 900 amostras dessas camadas para chegar à conclusão apresentada recentemente.

Outra teoria diz que toda a região amazônica poderia ter sido um gigantesco lago de água doce, que acabou contaminado pela incursão da água marinha a ponto de deixar esses registros históricos não conclusivos. Para chegar a um consenso, será preciso mais uma série de pesquisas.

A região amazônica é a que possui a maior biodiversidade do planeta, e os cientistas acreditam que a compreensão das eras passadas pode explicar tamanha complexidade da flora e da fauna de lá. Se essas inundações de fato aconteceram, seria interessante pensar que foi antes mesmo da elevação do Andes, que os cientistas estimam possuir no máximo 10 milhões de anos.

O paleontólogo Carlos Jaramillo acredita que a região amazônica já foi inundada duas vezes por águas marinhas

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: