Conheça 9 profissões peculiares que não existem mais

03/08/2019 às 10:002 min de leitura

Se você reparar bem, vai perceber que à medida que o tempo passa e tudo fica mais moderno, muitas coisas se tornam artigos de museu. É por isso que uma criança de dez anos vai achar estranho se dermos a ela um disquete ou um pager, por exemplo.

Acontece que não são apenas objetos que se tornam obsoletos, mas alguns costumes, tradições e profissões também. Se por um lado hoje existe a profissão de analista de redes sociais, muita gente já precisou da interseção de uma telefonista para fazer um telefonema simples.

Confira abaixo algumas fotos bem interessantes de profissões que já estão extintas e que talvez você nem sabia que existiam:

1 – Despertador humano

Fonte da imagem: Reprodução/BoredpandaFonte da imagem: Reprodução/Boredpanda

Muita gente iria querer um desses ainda hoje, é verdade, mas já houve um tempo em que pessoas andavam pelas ruas batendo em portas e janelas alheias, fazendo barulho, tocando apito para acordar todo mundo. Já pensou?

2 – Arrumador de pinos de boliche

Fonte da imagem: Reprodução/Boredpanda

Esse devia ficar cansado, não é?

3 – Caçador de ratos

Fonte da imagem: Reprodução/BoredpandaFonte da imagem: Reprodução/Boredpanda

Era muito comum que pessoas trabalhassem caçando ratos na Europa, na tentativa de acabar com a infestação desses animais causadores de muitas doenças.

4 – Telefonista

Fonte da imagem: Reprodução/Boredpanda

Antigamente, para fazer uma ligação, era preciso falar com uma dessas mocinhas primeiro. Elas eram as responsáveis, por exemplo, por conectar chamadas de longa distância e outras tarefas que hoje são feitas digitalmente.

5 – Cortador de gelo

Fonte da imagem: Reprodução/Boredpanda

Esses profissionais retiravam blocos de gelo de lagos congelados para que o material pudesse ser usado na refrigeração de alimentos e afins. A profissão era superperigosa, como você deve imaginar.

6 – Acendedor de poste

Fonte da imagem: Reprodução/Boredpanda

Antes da energia elétrica, a iluminação noturna era à base do fogo de velas e lampiões que funcionavam com fogo e querosene. Quando o dia acabava, havia sempre alguém que saía pelas ruas acendendo os postes.

7 – Leitor

Fonte da imagem: Reprodução/Boredpanda

Algumas empresas contratavam pessoas para ler para seus funcionários durante o expediente. A intenção era deixar todo mundo entretido.

8 – Ressurreicionista

Fonte da imagem: Reprodução/Boredpanda

Esse não devia ser o trabalho dos sonhos de ninguém, afinal o profissional dessa área era responsável por desenterrar cadáveres no século XIX. Tudo, é claro, em nome da Ciência: os corpos eram usados em pesquisas por diversas universidades. Logicamente, esse não era um processo legal, mas era o único jeito encontrado por muitas instituições para que seus alunos pudessem estudar Anatomia.

9 – Radar humano

Fonte da imagem: Reprodução/Boredpanda

Era com gerigonças como essas que soldados tentavam prever a chegada de aeronaves de tropas inimigas. Haja tímpano!

*Publicado originalmente em 07/03/2014.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: