Aparelho garante que você controle os seus sonhos

07/03/2017 às 10:371 min de leitura

Você já acordou no meio de um sonho com a capacidade de controlá-lo? Efeito pode ser bastante divertido, mas nem sempre é fácil de ser alcançado. Aqui no Mega, já demos dicas de como seria possível ter um sonho lúcidos e também de como construir um óculos caseiro com essa finalidade, mas o aparelhinho Lucid Dreamer promete fazer todo esse trabalho para você.

Estima-se que 20% da população experimentam sonhos lúcidos mensalmente, mas de maneira acidental e espontânea. Nesses casos, as pessoas percebem que estão sonhando e podem assumir o controle das imagens mentais. Pesquisas recentes mostrara que esse tipo de sonho acontece por conta de uma atividade cerebral específica, a atividade gama, que está diretamente ligada aos sonhos lúcidos.

Assim, ao interferirmos na atividade gama, poderíamos estimular mais sonhos lúcidos. Essa estimulação pode ser elétrica, através de pequenos choquinhos, como já falamos neste artigo – e é justamente isso que o Lucid Dreamer se propõe a fazer. A ideia é de uma empresa holandesa, que disse ter conquistado resultados moderados entre a própria equipe que testou o dispositivo.

Protótipo teve resultados medianos

Segundo a Neuromodulation Technologies BV, o cérebro dos voluntários foi estimulado 2 vezes por noite durante 1 semana. Na primeira noite, 3 a cada 5 pessoas relataram sonhos lúcidos, variando radicalmente nos dias seguintes. O máximo conseguido foi de 5 sonhos lúcidos em 1 semana por apenas um dos voluntários – um resultado longe do ideal, mas que abre portas para esse tipo de estudo.

O Lucid Dreamer chegou a entrar no Kickstarter para ganhar apoio coletivo de financiamento, mas acabou sendo cancelado sem maiores explicações mesmo já tendo alcançando a meta para o lançamento de seu protótipo. A empresa acreditava que seria possível até mesmo criar sonhos compartilhados, mas parece que algo deu errado no projeto. Será que ele se tornou um pesadelo? Como você guiaria o seu sonho se pudesse controlá-lo?

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: