publicidade

As 10 escadas mais sinistras do mundo

19/02/2018 às 03:004 min de leitura

Ao longo de nossas vidas, vamos tendo contato, conhecendo e explorando muitas coisas com as quais desfrutamos de interações variadas, sejam elas boas ou ruins. Com as experiências, surgem os medos, as aversões, os traumas etc., e algo que pode marcar a sua vida de forma negativa (ou positiva) são as escadas.

Elas são grandes coadjuvantes da vida de todos nós: nos fazem “subir na vida”, mas também têm o poder de nos fazer “descer”. Algumas vezes, de forma tão abrupta que jamais vemos qualquer degrau com os mesmos olhos. Elas podem ser o terror de alguns moradores de altos edifícios em dias sem energia elétrica, mas também podem simbolizar uma conquista, um feito.

Cena clássica de treinamento de Rocky, na qual o personagem comemora ao terminar seu treino no topo de uma escadaria

As escadas, ainda, são determinantes em muitos filmes e novelas, quando são utilizadas pelos vilões para matar um dos personagens da trama. Em outros casos, são as responsáveis por salvar milhares de vidas durante um incêndio ou em uma tragédia como nos atentados terroristas às Torres Gêmeas, em 11 de setembro de 2001.

Poucas pessoas param para notar o quanto sobem e descem de escadas e degraus em um dia. Entretanto, há algumas escadarias ao redor do mundo que marcam a vida das pessoas que têm a oportunidade de visitá-las, tanto pelo que se vai encontrar ao final delas quanto pela aparência, altura e complexidade da construção de seus degraus.

Para explicitar o que esses itens podem representar na vida das pessoas, o Mega Curioso apresenta as 10 escadas mais sinistras do mundo. Veja:

1. Escadaria do Templo Angkor Wat, Camboja

Com quase 70% de inclinação, a dificuldade e a complexidade fazem dessa escada uma das mais sinistras do mundo. Segundo o site Travel and Leisure, os guias da região explicam que os degraus que levam ao templo budista foram projetados para mostrar o quão difícil é chegar aos céus. Eles são tão estreitos que as pessoas precisam de apoio para poderem descer.

2. The Verrückt, Kansas City, EUA

Essa escadaria tem seu lado sinistro não é à toa, pois ela dá acesso ao maior tobogã aquático do mundo, o “The Verrückt”. Lá em cima, você tem duas escolhas: descer os 50 metros voltando pelos 264 degraus ou escorregar pelo brinquedo com a água. Mas pense bem, pois se preferir a segunda opção, você pode atingir mais de 100 km/h. O vídeo acima dá uma boa noção de como são a escadaria e o tobogã. Ah! Só para efeito de curiosidade, a queda é mais alta que a das cataratas do Niágara.

3. Cachoeira Caldeirão do Diabo, Equador

As escadas que levam para um tour na queda do Caldeirão do Diabo são complexas e oferecem alguns riscos, pois são estreitas e lisas, tanto pela umidadequanto pelo material de que são constituídas. Olhando para baixo, a escadaria se camufla entre as pedras e a vegetação local, mas não é para menos, já que foi projetada para isso: não alterar a paisagem da queda. Inclusive a cor da construção foi composta para que ela parecesse feita de pedras deslizantes

4. Half Dome, Califórnia, EUA

O topo é interessante, afinal oferece a vista de todo o Parque Nacional de Yosemite e do alto da Serra Nevada. Mas a subida pode ser intrigante, na medida em que nem degraus há para alcançar o cume. Esse caso nem chega a ser uma escada tradicional, pois a ascensão é feita por uma trilha com cabo de aço e a inclinação é praticamente vertical, fazendo dela uma das mais sinistras do mundo. O Half Dome é o pico mais emblemático do Parque de Yosemite.

5. Escadas Incas, Peru

Estreita, íngreme, úmida e irregular são algumas das características da escada que leva os turistas para Machu Picchu, a “Cidade Perdida dos Incas”. De um lado, há um paredão de pedra, e, do outro, uma imensurável queda para o rio Urubamba. A escadaria é feita de pedras de granito e foi construída 500 anos atrás. Do alto de mais de 180 metros, pelo menos a vista é recompensadora.

6. Escadas de Flørli, Noruega

Se você estiver na Noruega, pode visitar a trilha da Estação de Energia Flørli e se deparar com uma das escadas mais sinistras do mundo. Mas por quê? Talvez porque ela tenha mais de 4,4 mil degraus. Ou porque ela leve a uma altura de quase 740 metros. Ou, ainda, porque ela seja inteiramente feita de madeira, o que vai deixar sua adrenalina um pouco mais intensa a cada rangido que você ouvir e tremida que você sentir.

7. Escadas de Haiku, Havaí

Quando você acha que viu a escada mais sinistra do mundo no item anterior, você se depara com essa de Haiku, em Oahu, no Havaí, que também é conhecida como “Estrada para o Céu”. Ela foi construída durante a Segunda Guerra Mundial pela Marinha dos Estados Unidos como uma maneira de instalar fios para comunicação no alto dos morros. Feitas de metal e extremamente perigosas, as escadas de Haiku foram fechadas para visitação do público em 1987, por motivos de segurança. Segundo o site Travel and Leisure, elas assim permanecem até hoje, inclusive com um guarda no início para impedir que pessoas subam pela armação.

8. As escadas do Exorcista, Washington D.C., EUA

Não é só pela altura, complexidade ou dificuldade em subir que uma escada pode ser considerada sinistra. A história que a envolve também pode ser um ponto importante para que os degraus se tornem assustadores. E essa é a grande característica deste local, pois foi aqui que aconteceu uma das cenas épicas do filme “O Exorcista”, na qual um homem rola escadaria abaixo. A cena, feita por um dublê, precisou ser gravada em dois takes.

9. Escadaria para o Inferno, Hashima, Japão

Nesta lista, nós já mostramos a “Estrada para o Céu” e agora apresentamos a “Escadaria para o Inferno”, como são conhecidos os degraus deste item. Eles se localizam na ilha industrial abandonada de Hashima e consistiam na principal via de passagem da colônia que morou e trabalhou na indústria local entre as décadas de 1950 e 1970. A aparência macabra gerada pelo abandono faz com que a Escadaria para o Inferno seja uma das mais sinistras do mundo.

10. Escada em espiral das Montanhas Taihang, China

Bem, a imagem aérea dessa escadaria localizada na cidade de Linzhou, nas Montanhas Taihang, ao sudoeste de Pequim, já fala por si só. Mas alguns dados reforçam o porquê de ela estar figurando nesta lista. São mais de 90 metros de altura de uma estrutura em espiral que completa 21 voltas ao redor do pilar central. Pra descer, “todo santo ajuda”, mas e pra subir? Haja fôlego…

*Publicado em 18/9/2015

Últimas novidades em Estilo de vida

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: