publicidade

Estes são os 4 tipos de personalidade mais comuns – qual é o seu?

29/06/2019 às 07:002 min de leitura

O comportamento humano é extremamente complexo, e a formação psicológica de cada indivíduo é construída com base nos mais diversos fatores, fazendo com que cada pessoa seja única em sua forma de pensar, sentir e reagir. Ainda assim, é possível categorizar alguns aspectos diferentes relacionados à personalidade humana, o que não deixa de ser uma observação bastante curiosa.

O The Telegraph publicou uma relação de quatro tipos distintos de personalidade com base em uma pesquisa feita pela Universidade Carlos III de Madrid, que concluiu que 90% das pessoas podem se encaixar em um desses grupos básicos: otimistas, pessimistas, confiantes e invejosos.

O tipo invejoso é o mais comum de personalidade, sendo que 30% das pessoas se encaixam nele e 20% em cada um dos outros três grupos. Para chegar a esses resultados, os pesquisadores analisaram respostas de 541 pessoas que se voluntariaram a falar sobre questões sociais e diversos tipos de conflitos.

Padrões de comportamentos

A partir dessas respostas foi possível desenvolver um algoritmo de computador para classificar cada indivíduo dentro de um desses padrões. Com base nesse algoritmo, os invejosos são as pessoas que definem os próprios objetivos de vida com a intenção de serem melhores do que as outras pessoas. Os otimistas, por outro lado, são aqueles que esperam fazer escolhas boas para si mesmos e para as pessoas ao seu redor.

Os pessimistas costumam enxergar as coisas de forma negativa e, por isso, fazem escolhas entre o que parece ser o menor de dois males. O tipo de personalidade confiante é aquele presente em pessoas que buscam cooperar e fazer esforços necessários, não se importando muito se sairão ganhando ou perdendo.

Teste

Para explicar melhor essas diferenças de comportamento, o pesquisador Anxo Sánchez usou como exemplo a situação hipotética na qual duas pessoas podem caçar veados se estiverem juntas, mas, se estiverem sozinhas, só podem caçar coelhos.

O invejoso escolherá caçar coelhos para conseguir ter um desempenho igual ou melhor do que o outro caçador; o otimista vai caçar veados por achar que essa é a melhor opção para ele e para o outro caçador; o pessimista vai caçar coelhos por julgar que dessa maneira ele tem a chance de pegar alguma coisa; o confiante vai escolher a caça de veados, pois acredita nos resultados de um bom trabalho em equipe.

Além desses quatro grupos, os pesquisadores afirmaram que há um quinto grupo, o de pessoas indefinidas, cujos traços de personalidade não podem ser classificados pelos algoritmos formados durante o estudo – 10% das pessoas se encaixam nesse tipo de perfil comportamental. Agora nos conte: você acha que pode ser encaixado em um desses grupos ou não?

*Publicado em 3/10/2016

Imagem

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: