9 sinais físicos de que você anda muito estressado

12/01/2017 às 07:532 min de leitura

1 – Sua pele está diferente

Crises intensas de estresse podem desencadear alguns problemas de pele, como a acne. A culpa disso tudo é do hormônio cortisol, que é liberado pelo nosso corpo quando estamos estressados. Essas alterações de pele também podem ser causadas por fatores como dieta e peso, mas, se você se sente muito estressado ao final do dia e com frequência, é bem possível que algumas espinhas apareçam.

2 – Você sua demais

Se mesmo sem ter feito esforço físico você fica suando o tempo todo, ainda que esteja em total repouso e se, além disso, suas bochechas vivem rosadas, saiba que isso também pode ser um sintoma de estresse devido ao aumento das frequências cardíaca e respiratória e da transpiração.

3 – Você vive cansado

Se cansaço é uma regra na sua vida e você sente que não tem energia para mais nada, tente ver se você não anda estressado demais. Quando se vive sonolento, talvez haja fadiga adrenal, que é o que acontece quando as glândulas suprarrenais se sobrecarregam, também por causa da produção excessiva de cortisol. Viver estressado causa sensação constante de esgotamento.

4 – Seu cabelo está caindo mais do que o normal

É bastante comum que uma pessoa que está vivendo momentos de intenso estresse comece a reparar, principalmente na hora do banho, que está perdendo mais cabelo do que o normal – em casos mais sérios, a pessoa pode perder grandes quantidades de cabelo, e é preciso buscar ajuda médica. Se a queda for por causa do estresse mesmo, a boa notícia é que esse sintoma tende a desaparecer quando o estresse for resolvido.

5 – Você vive com hipoglicemia

Baixas taxas de açúcar no sangue nos fazem viver com vontade de comer “alguma coisinha”. Isso acontece quando produzimos altos níveis de cortisol durante a noite ou no período da manhã, o que pode ocorrer quando passamos por situações emocionais intensas demais.

6 – Suas mãos tremem sem motivo

Eis um sinal importante de estresse: mãos que tremem involuntariamente. Se você repara que esses tremores acontecem quando você está levando sua mão para fazer alguma tarefa cotidiana, como atender ao telefone, fique esperto.

7 – Você teve uma síncope recentemente

Desmaiar de uma hora para a outra sem motivo é a definição de síncope, e isso pode acontecer quando a pressão arterial fica baixa rapidamente – primeiro, a pessoa sente uma zonzeira; depois, vai ficando tonta e, sem que perceba, acaba desmaiando.

8 – Você vive com dores na mandíbula e nos ombros

Pessoas estressadas ficam tensas e acabam contraindo principalmente os músculos da face e das costas, então é natural que essas regiões fiquem doloridas com o passar do tempo – o lado ruim é que viver com o rosto enrugado acaba acelerando o processo de envelhecimento, então está mais do que na hora de resolver essa questão de estresse, hein!

9 – Você vive resfriado

O estresse diminui a resposta imunológica do corpo, o que deixa você com as defesas comprometidas, abrindo a porta para a chegada de vírus e bactérias. É por isso que pessoas estressadas vivem resfriadas – reduzir o estresse pode ser uma forma de melhorar a sua saúde e de deixar de viver espirrando e com o nariz escorrendo.

***

Em alguns casos, é preciso acompanhamento médico e psicológico para lidar com momentos intensos de estresse, então não deixe de procurar auxílio se sentir que precisa. Vale lembrar também que os sintomas acima podem ocorrer por outros motivos e que, se forem persistentes, é preciso procurar ajuda médica.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: