Chineses conseguiram transplantar a cabeça de um rato no corpo de outro

02/05/2017 às 05:222 min de leitura

Você viu a imagem acima? Ela mostra o resultado de uma cirurgia realizada por cientistas chineses na qual eles conseguiram transplantar a cabeça de um ratinho no corpo de outro — basicamente deixando o segundo rato com duas cabeças — com sucesso. O êxito do procedimento, aliás, não foi exatamente o de criar um animal ligeiramente perturbador, mas de evitar que os cérebros dos bichinhos sofressem danos durante a operação graças a uma técnica que poderá ser usada em transplantes de cabeça em humanos no futuro.

Nós aqui do Mega Curioso já falamos em diversas ocasiões sobre a possibilidade de que os transplantes de cabeça se tornem realidade um dia, bem como sobre os desafios da realização de uma cirurgia desse tipo em humanos. Uma das — muitas — dificuldades são os danos neurológicos que poderiam ser ocasionados pela perda de sangue enquanto a cabeça do doador é conectada ao corpo do receptor.

Técnica promissora

De acordo com o pessoal do site Futurism, o experimento realizado pelo time de cirurgiões chineses consistiu em conectar a cabeça de um ratinho no corpo de um rato um pouco maior através de um procedimento que visava evitar que o cérebro do doador sofresse uma perda excessiva de sangue. Para isso, eles desenvolveram uma técnica na qual a circulação sanguínea foi mantida em andamento conectando os vasos sanguíneos do ratinho que doou a cabecinha aos de outro animal.

Bichinhos envolvidos no experimento

Vale destacar que, infelizmente, o animal com duas cabeças não sobreviveu por muito tempo. No entanto, esse nem era o objetivo da equipe, uma vez que ainda existem muitas questões científicas, técnicas e éticas que precisam ser solucionadas até que os transplantes de cabeça possam ser realizados em organismos vivos com segurança.

Pois evitar que o cérebro sofra danos neurológicos devido à perda excessiva de sangue é um dos muitos problemões que precisam ser resolvidos pelos cientistas. Assim, o experimento dos cirurgiões chineses foi considerado um grande passo adiante para que os transplantes de cabeça aconteçam no futuro.

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: