13 curiosidades relacionadas com os gatos pretos que você talvez desconheça

22/01/2018 às 11:313 min de leitura

1 – Sabia que existe mais de uma raça de gato que possui pelagem completamente preta? Uma associação norte-americana focada em gatos reconhece 22 raças diferentes de gatos pretos, sendo que a mais popular é a Bombay.

2 – Aliás, esses animais são criados especificamente para se parecerem com mini panteras-negras e a raça foi desenvolvida por uma criadora dos EUA chamada Nikki Horner — que levou 30 anos para conseguir criar esses animais.

3 – E você sabe de onde veio o papo de que os gatos pretos dão azar? Uma possibilidade é que o mito surgiu na Grécia Antiga e está relacionado com uma lenda envolvendo as divindades gregas Zeus e sua irmã e esposa, Hera. 

Gato preto(Days of the Year)

4 – Segundo a lenda, Zeus “pulou a cerca” e engravidou uma princesa chamada Alcmena — que se tornou mãe de Hércules —, e Hera, claro, queria dar um jeito de evitar o nascimento do bebê. Mas uma das servas de Alcmena interferiu nos planos de Hera e, como castigo, a divindade traída a transformou em um gato preto e a mandou para servir a deusa da morte.

5 – Os druidas também tinha uma lenda relacionada com os gatos pretos. Para esse povo, os felinos dessa cor representavam humanos reencarnados que voltavam ao mundo para pagar pelas maldades que haviam cometido em vida.

Gato preto(Pexels)

6 – Já a associação com as bruxas e com o maligno só foi acontecer na Idade Média, e aparentemente está relacionada com o fato de que as mulheres acusadas de bruxaria eram muitas vezes banidas das comunidades e acabavam cuidando de animais (e gatos) abandonados. 

7 – Não demorou até que os gatos de cor preta começassem a ser associados com feitiços e bruxarias — e inclusive que começassem a circular rumores de que as bruxas eram capazes de se transformar nesses felinos.

Gatinho preto(International Business Times)

8 – Uma lenda é a de que, certa vez, um gato preto cruzou o caminho de um homem e seu filho em uma estrada e, assustados, os dois jogaram pedras no animal. Ferido, o bicho buscou refúgio na casa de uma bruxa da região e, mais tarde, os dois viram a mulher mancando e com hematomas. Obviamente, eles concluíram que a coitada era o gato que a dupla havia atacado.

9 – Para piorar a fama dos pobres felinos, no século 13, o Papa Gregório 11 publicou um documento no qual afirmava que os gatos pretos eram a encarnação de Satanás.

 10 – Outra crença da Idade Média que não ajudou muito a melhorar as coisas para o lado dos gatos pretos é que, na Finlândia, se acreditava que eles carregavam as almas dos mortos ao “além”.

Belíssimo gato preto(The Spruce)

11 – E na Alemanha diziam que se um gato preto pulasse na cama onde havia um doente, isso era sinal de que o pobre coitado irremediavelmente iria bater as botas.

12 – Em contrapartida, existem vários lugares do mundo onde os gatos pretos são considerados como “talismãs” e seriam responsáveis por atrair a boa sorte, fortuna e fartura. Inclusive existem culturas que acreditam que dar um desses animais a uma noiva no dia do casamento pode garantir vida longa e feliz ao casal.

13 – Os marinheiros também consideram os gatos pretos animais do bem e, antigamente, sua presença nas embarcações, além de ajudar a controlar a população de ratos nos barcos, garantiria o regresso seguro dos viajantes.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: