5 coisas muito curiosas e misteriosas que já foram descobertas pelo planeta

13/03/2018 às 13:462 min de leitura

1 – Rei dos Ratos

Rei dos ratos(Wikimedia Commons/Naturkundliches Museum Mauritianum Altenburg)

Viu essa coisa bizarra na imagem acima? Conhecido como “Rei dos Ratos”, isso que você viu não é nenhuma escultura sinistra ou nada do tipo, mas consiste em um emaranhado de ratos que vão se enroscando pelas caudas e acabam morrendo juntos desse jeito. O problema é que ninguém sabe explicar como esse nó de roedores se forma exatamente e, enquanto muitos acreditam que essas estruturas são fabricações humanas, outros defendem que é tecnicamente possível que elas se formem naturalmente (ou acidentalmente...).

2 – Os Homens-Lagarto de Ubaid

Homens lagarto de Ubaid(Ancient Origins)

A estatueta acima, de um humanoide com aparência de lagarto, é uma de algumas figuras que foram descobertas em um sítio arqueológico conhecido como Al-Ubaid, situado no Iraque. Elas foram esculpidas por volta de 7 mil anos atrás, mais ou menos, por uma cultura pré-sumeriana que ocupava a região, e o intrigante sobre esses homens-lagarto é que ninguém sabe o que eles representam. Apesar de alguns defenderem que as estátuas simbolizariam deuses, existem estudiosos que alegam que elas foram esculpidas com posturas diferentes dos artefatos usados em rituais.

3 – A Pedra do Lago Winnipesaukee

Pedra do Lago Winnipesaukee(Wikimedia Commons/John Phelan)

A curiosa pedra acima, com formato de ovo, foi descoberta por um grupo de trabalhadores no Lago Winnipesaukee, situado em New Hampshire, nos EUA, em 1872. A suspeita é que a relíquia tenha sido produzida por alguma cultura nativa da América do Norte, mas ninguém conseguiu determinar quem foram seus escultures ou para qual finalidade ela foi criada.

4 – O Martelo de Londres

Martelo de Londres(Ian Juby)

A imagem acima mostra um martelo de ferro que foi descoberto na cidade de Londres, no Texas (sim, no Texas mesmo), na década de 30 — e que já causou muita controvérsia. O artefato foi encontrado parcialmente encapsulado em uma rocha de 400 milhões de anos que se formou ao seu redor, ou seja, muito antes de os humanos surgirem na Terra. Geólogos que avaliaram a peça acreditam que ela foi derrubada sobre a rocha e que minerais que se encontravam em sua superfície foram reagindo na presença de água e “engolindo” o item gradualmente. No entanto, ninguém sabe quando, exatamente, o martelo foi parar lá, e as estimativas variam entre 700 e 100 mil anos.

5 – Dogu

Estatueta japonesa(Wikimedia Commons/Rc 13)

“Dogu” é o nome dado a pequenas estatuetas japonesas esculpidas durante o período Jomon — nome da primeira cultura que ocupou as ilhas que compõem o Japão, isso cerca de 14 mil anos atrás — e que geralmente são descobertas em antigas sepulturas daquela época. Feitas de cerâmicas, elas estão entre os exemplos mais antigos de arte produzida com esse material no mundo, mas ninguém sabe qual era a sua real função. Alguns acreditam que as figuras eram usadas em rituais religiosos ou como estátuas da fertilidade e, como não podia faltar, também há quem tenha atribuído a origem desses artefatos a seres alienígenas.

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: