Talvez a gente nunca se encontre com ETs por um motivo bastante triste
865
Compartilhamentos

Talvez a gente nunca se encontre com ETs por um motivo bastante triste

Último Vídeo

O sonho de muita gente é que um dia possamos encontrar vida inteligente fora da Terra. Isso, entretanto, pode nunca acontecer – e nem é pelo fato de não existirem alienígenas... Acontece que é possível que eles já tenham morrido! Ao menos é o que concluíram pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausana, na Suíça.

Publicado revista eletrônica arXiv, o estudo mostra que em 80 anos de análise da Via Láctea, conseguimos rastrear apenas 0,001% de nossa galáxia. Isso é muitíssimo pouco, principalmente se considerarmos a quantidade de galáxias que existem no Universo.

Outro detalhe importante a ser considerado é o tempo que um sinal demoraria a chegar até a Terra. Pensando que a Via Láctea tem uma largura de 100 mil anos-luz, se uma civilização alienígena avançada estivesse em um dos extremos da galáxia, quando o sinal chegasse até nós é bastante provável que todos de lá já tenham morrido!

alien mib"Vocês demoraram demais"

E pensando por outro lado: se uma civilização manda hoje, em tempos terrestres, uma mensagem ao espaço, pode demorar milhares de anos para chegar até nós. Assim, quando isso acontecer pode ser que nem estejamos mais caminhando sobre o planeta.

Estima-se ao menos 100 BILHÕES de planetas somente na Via Láctea, sendo que pouco menos da metade poderia ter condições favoráveis à vida. Isso é um número muito alto, mas é importante nos lembrarmos de que eles estão bem longe. Mas não precisamos perder as esperanças: existem planetas a “meros” 80 anos-luz de distância que poderiam receber nossos sinais e, que sabe, responder a tempo de a chamada não ficar muda.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.