Quer estadia barata no Japão? Basta ficar em uma casa mal-assombrada

18/08/2018 às 06:002 min de leitura

O Japão é uma das maiores e mais tecnologicamente avançadas nações do planeta. É uma verdadeira selva de concreto que oferece as mais diversas conveniências que você poderia esperar de um país de primeiro mundo. Então, não se surpreenda caso algum dia você deseje conhecer o país e tome um susto com os preços de estadia. 

A verdade é que turistas devem limpar bem o cofrinho antes de partir para o outro lado do mundo. Contudo, é claro que existe uma maneira mais barata de se deliciar em um apartamento por lá; só é preciso não se assustar com fantasmas e outros fenômenos sobrenaturais.

Apesar de moderno e tecnológico, o Japão é um país supersticioso, até em cidades como Tóquio. Existem diversas propriedades marcadas como “estigmatizadas” (jiko bukken, na língua japonesa), lugares associados com morte e sofrimento. Parece divertido!

A morte mora ao lado

Apartamentos e casas desse tipo possuem níveis de estigmatização. Por exemplo, se um local é próximo de um cemitério, ele já recebe a marcação. A pontuação pode ainda aumentar caso a visão da varanda dê acesso aos túmulos e às covas de um cemitério. Em uma posição maior, encontram-se as residências que foram cenas de suicídios, mortes naturais de inquilinos mais velhos, ou, ainda pior, assassinatos sangrentos.

É difícil para corretores anunciarem as locações, já que as leis japonesas requerem que os profissionais avisem aos interessados dos incidentes, antes de assinar o contrato.

Na prática, é quase impossível vender uma casa ou um apartamento em que tenha havido uma morte violenta, já que os nativos acreditam que fantasmas e vultos certamente permanecem pelo local. Por conta da tamanha aversão a esses lugares, síndicos são forçados a diminuir os preços das propriedades a valores que variam entre 30% e 50%. 

Acontece que os japoneses realmente temem e odeiam jiko bukken. É um problema com fantasmas. Nos locais com assassinatos, os preços caem violentamente – sem trocadilhos. Nesses casos, os valores baixam subitamente para a metade, pois essas são as moradias de que os cidadãos mais sentem medo. Além dos descontos, existem até cerimônias de purificação, realizadas uma vez que os interessados corajosamente se disponham a ficar com a propriedade.

Marque as suas assombrosas férias

É interessante analisar que até em um país tão tecnologicamente avançado a cultura e tradições continuam fazendo parte do dia a dia da população. Apesar da falta de religiosidade dos naturais de Tóquio, existe um grande tabu que cerca as histórias de morte e a crença de que fantasmas permanecem em apartamentos e casas. Não é à toa que alguns dos maiores filmes de terror são do país.

Se nada disso o assusta, você já pode iniciar a sua procura por um local para passar as férias. Com certeza será uma viagem inesquecível. 

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: