O que leva turistas a beijarem de ponta-cabeça uma pedra na Irlanda?

12/11/2018 às 14:302 min de leitura

Falar em público é um trauma para muita gente: ainda que algumas pessoas sejam mais tagarelas, na hora de se expressar em frente a uma plateia elas ficam nervosas e travam. Técnicas para perder a timidez e falar sem medo são bastante populares, mas há quem recorra a misticismos e superstições para superar esse bloqueio.

É o caso dos turistas que visitam o Castelo de Blarney, na Irlanda. Localizado nos arredores de Cork, no sul do país, a 260 quilômetros da capital Dublin, o lugar foi construído por volta de 1480 no mesmo lugar em que anos antes havia sido erguida uma fortificação de pedra datada de 1210 e outra de madeira, feita em algum momento antes de 1200. Após inúmeros cercos e guerras, hoje em dia o castelo está em ruínas, mas muita gente ainda o visita para beijar a Pedra de Blarney, que supostamente concede o dom da eloquência a quem cumpre a tarefa.

E existe toda uma técnica para fazer isso, já que não é uma tarefa fácil. A tal pedra está localizada na borda de um parapeito no alto do castelo. Assim, é preciso deitar na construção e se inclinar para o vazio até alcançar o local de dar o beijo. Anteriormente, só era possível fazer isso com alguém segurando seu corpo e suas pernas; agora, existem duas barras paralelas que ajudam a manter o equilíbrio e não cair – ainda que o auxílio humano seja bem importante.

pedra de blarneyÉ preciso cuidado para não cair no vão do parapeito

A história do costume de beijar a pedra não é muito clara; na verdade, é envolta em muito misticismo. Uma delas diz que o construtor do castelo, Cormac Laidir McCarthy, recorreu à deusa Clíodhna, da mitologia irlandesa, para se expressar bem durante uma audiência em um tribunal. Ela teria ordenado que McCarthy beijasse a primeira pedra que encontrasse no caminho até o tribunal. Com o sucesso da empreitada, ele teria dado um jeito de inserir a tal pedra na construção do castelo.

Outra lenda conta que foi uma bruxa quem teria revelado a McCarthy os poderes mágicos da pedra, após sua família salvá-la de um julgamento. A própria história da pedra tem lances místicos, como a ideia de que ela serviu de travesseiro para Jacó e foi parar na Irlanda por conta do profeta Jeremias – sim, ambos da Bíblia!

Independente de como a história se originou, a ideia de beijar a Pedra de Blarney hoje é extremamente popular. O castelo recebe a visita de 400 mil turistas por ano, e a principal atividade no local é justamente dar um beijinho na pedra – algo que pouquíssimas pessoas se recusam a fazer.

pedraHomem se preparando para beijar a Pedra de Blarney em 1897

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: