Senado dos EUA deseja regulamentar informações a respeito de OVNIs

30/06/2020 às 06:002 min de leitura

O comitê de inteligência do Senado dos Estados Unidos deseja regulamentar um programa do Pentágono e estipular novas regras para a divulgação de informações a respeito de objetos voadores não identificados. De acordo com os responsáveis pela ação, a definição de um processo claro é necessária, inclusive, para facilitar a comunicação de dados entre as agências.

Em dezembro de 2017, a sede do departamento de defesa norte-americano reconheceu a existência do financiamento de uma iniciativa multimilionária para identificar tais atividades, afirmando que havia sido encerrada em 2012. Entretanto, o New York Times afirmou na época que tudo continuava na ativa, havendo indícios, com a nova declaração, de que esteja até hoje.

Pentágono reconheceu investimentos milionários em programas de investigação de OVNIs em 2017.Pentágono reconheceu investimentos milionários em programas de investigação de OVNIs em 2017.

Não se trata, necessariamente, de preocupação com extraterrestres, uma vez que o foco principal do departamento é monitorar ameaças vindas de outros países. O programa, gerenciado pelo Gabinete de Inteligência Naval, é responsável pela “coleta de dados e emissão de relatórios sobre OVNIs, seus vínculos com governos estrangeiros adversários e a ameaça que representam para equipamentos e instalações militares dos Estados Unidos.”

A capacidade de espionagem da China e o uso de drones e outras tecnologias aéreas foi o que, supostamente, impulsionou a decisão.

Um passo de cada vez

Mesmo reconhecendo a importância do assunto, senadores ponderam que o compartilhamento e a coordenação entre as comunidades de inteligência anteriores se mostraram inconsistentes. Por isso, exigem um relatório público detalhado do progresso da iniciativa e dos fenômenos observados.

A solicitação de financiamento deve fazer parte das previsões de orçamento para 2021 e tem de passar pela autorização total da câmara. Se aprovada, o Pentágono terá 180 dias para apresentar os documentos solicitados ao Congresso.

Leia também:

Senado dos EUA deseja regulamentar informações a respeito de OVNIs via TecMundo

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: