publicidade

Afinal de contas, o que é o Santo Graal?

19/05/2019 às 04:002 min de leitura

Existem inúmeras referências em relação ao Santo Graal, mistérios e informações que alimentam o enigma desse curioso artefato histórico. Essa relíquia é o centro de uma das maiores buscas do personagem Indiana Jones nas telas do cinema, no conhecido filme "A Última Cruzada", além de aparecer na obra de Dan Brown, "O Código da Vinci", como algo completamente diferente – uma linhagem de Jesus.

As interpretações em relação à origem e o que é o Santo Graal são um tanto abrangentes e polêmicas, porém ele é mais comumente associado ao cálice que Jesus Cristo utilizou na Última Ceia – item que também abrigou, supostamente, o sangue de Jesus após sua crucificação.

Entretanto, o conceito de um cálice sagrado é muito anterior ao próprio cristianismo. Já existiam referências a algo semelhante entre os celtas e nas lendas do Rei Arthur. Nessas histórias, o cálice era capaz de trazer vida e vigor às pessoas que já tinham morrido – um pensamento que pode ter sido posteriormente adaptado aos conceitos cristãos, já que na Bretanha o cristianismo foi fortemente propagado.

As confusas origens do Santo Graal

O termo "Graal" vem do francês antigo e quer dizer, basicamente, um copo ou cálice feito de madeira ou metal. Referências ao cálice sagrado também aparecem em obras literárias históricas do Rei Arthur, que acrescentam o termo "Santo" ou "Sagrado" em decorrência de seus supostos poderes místicos. Outra interpretação diz que o nome quer dizer "Sangue Real", referenciando o sangue coletado por José na hora da morte de Cristo.

Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock

Então podemos dizer que há duas linhas principais que definem o que é o Santo Graal: uma que fala do Rei Arthur e de sua jornada para encontrar um artefato mágico, e outra que menciona o cálice utilizado por Jesus Cristo na Última Ceia. Ambas possuem pontos semelhantes cruciais, apesar de ocorrerem em períodos históricos bastante diferentes.

Com o passar das décadas, o Santo Graal apareceu na forma de diferente artefatos e interpretações em obras literárias, em quadros e em filmes – fatos que contribuíram para certa imprecisão do que realmente significa o termo. Talvez, alguns mistérios não precisem ser completamente solucionados, já que algum dos lados sempre será desmentido.

*Publicado em 28/06/2013.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: