Descubra como é a vida em Nova Deli, a cidade mais poluída do mundo

12/06/2015 às 09:302 min de leitura

Não é de hoje que Nova Deli é considerada a cidade mais poluída do mundo, ultrapassando a superpoluída Pequim. A confirmação oficial de que a capital indiana está no topo da lista negra do meio ambiente foi dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Só para você ter ideia, a estimativa é a de que pelo menos 10.500 pessoas morram todos os anos na cidade indiana em decorrência de doenças provocadas pela péssima qualidade do ar.

Para chegar a esses resultados, especialistas medem níveis de material particulado atmosfera – esse índice é representado pela sigla PM2.5, que indica a quantidade de partículas com menos de 2.5 micrômetros de diâmetro, responsáveis por provocar doenças respiratórias e alguns tipos de câncer.

Em Nova Deli, o nível dessas partículas está em 153 microgramas. Só para comparar, em Pequim, onde a poluição também é alta, esse índice é de 56 microgramas. A cidade indiana tem níveis seis vezes maiores do que o máximo recomendado pela OMS, e 12 vezes maiores do que estipulam os padrões norte-americanos.

A maioria desse material poluente é resultado do funcionamento de usinas movidas a carvão, da poluição provocada por veículos e das queimas de colheitas. O problema está presente em toda a Índia, e outras 12 cidades do país estão entre as 20 mais poluídas. Só para comparar, o país indiano queima dez vezes mais lenha do que os EUA, que têm fogões mais eficientes.

O fato é que a paisagem de Nova Deli é assombrada constantemente por uma névoa marrom que paira sobre a cidade. O cenário piora quando olhamos as águas do rio Yamuna, que corta a cidade e é utilizado em diversos rituais religiosos, além de ser o local onde muitos indianos tomam banho e consomem água. Nesse rio, 3.000 milhões de litros de esgoto são despejados diariamente.

As águas do Yamuna são completamente impróprias para banho ou consumo. Nem mesmo os peixes sobrevivem a tanta poluição, da qual podemos ter noção com base na camada de espuma que se forma na superfície do rio.

Ainda que a cidade pareça estar abandonada, o governo indiano vem tomando medidas para cuidar do meio ambiente desde os anos de 1990. Nova Deli é uma cidade com grande número de árvores; desde 1998 o uso do gás com chumbo é proibido e os ônibus funcionam à base de gás natural comprimido; veículos com mais de 15 anos não podem circular na capital indiana; e neste ano foi proibida a circulação de veículos com mais de 10 anos e que funcionam com motores a diesel.

Em 2014 o país lançou uma campanha que pretende deixar o território indiano mais limpo em um prazo de cinco anos. Entre os maiores investimentos do projeto está a sanitização, com a produção de banheiros para a população carente, a construção de esgotos, fossas e meios ecológicos de descartar resíduos. O mundo todo espera que dê certo.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: